Um dos tratamentos mais antigos do mundo, a acupuntura é uma técnica milenar inspirada nas práticas médicas orientais, que visa equilibrar e ajustar as energias do corpo, através da estimulação de pontos diversos, os chamados pontos de acupuntura, que podem ser ativados sobre ou na pele.
Mas quais são os benefícios dessa terapia tão famosa, introduzida há mais de 40 anos no Brasil? Entre outras coisas, a estimulação de determinados pontos de nosso corpo pode liberar substâncias químicas capazes de proporcionar diversos efeitos, tais como: analgésico, relaxante muscular e anti-inflamatório. Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios da acupuntura?
Quem pode fazer
Especialistas em acupuntura, ou simplesmente acupunturistas, dizem que não há restrições de público para essa técnica, indicada até mesmo para crianças.
A restrição, em certos casos, é exclusivamente devido ao uso das agulhas, para os pacientes com problemas de coagulação sanguínea. Em cada caso, o ideal é ser avaliado pelo médico e passar por exames que confirmarão ou não a possibilidade de sua aplicação em cada quadro.
Como é o tratamento?
Em geral, a acupuntura é utilizada de forma sistêmica ou auricular, e é inclusive, indicada no tratamento de sequelas do AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Identificado o problema que se deseja tratar, o especialista buscará um ou mais pontos dos milhares existentes no corpo a serem estimulados e fará a penetração da pele com agulhas bem finas, que podem ser manipuladas de forma manual ou com a ajuda de estímulos elétricos.
Por se tratar de um processo terapêutico que libera diversas substâncias no organismo, muitos pacientes fazem uso dessa técnica mesmo quando não apresentam nenhum tipo de doença, utilizando-a essa alternativa como um elemento na busca por um estado de bem-estar e equilíbrio emocional, já que ela também é recomendada em casos de depressão e estresse.
Um dos mais procurados motivos para o tratamento com o auxílio da acupuntura, atualmente, são as dores crônicas, como a de coluna, por exemplo. Até mesmo os animais, muitas vezes, fazem uso desse tipo de técnica para aliviar a dor.
Em nosso país, ela é reconhecida pelo Conselho Regional de Medicina como uma especialidade médica, e figura na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS), do Ministério da Saúde.
Ficou curioso para experimentar? Procure seu médico e faça uma avaliação. Manter o corpo e a mente saudáveis torna a nossa rotina muito mais leve e contribui para uma melhor qualidade de vida.