Saúde

Os perigos da pressão arterial elevada em jovens

By  | 

Jovens e adultos com pressão arterial elevada correm um risco maior de morte décadas mais tarde, segundo um novo estudo realizado na Itália. A pressão arterial elevada é um fator de risco para a doença cardíaca coronariana e derrame, mas a maioria das evidências que suportam essa conexão vem de estudos com pessoas na meia-idade e idosas.

Para a investigação do impacto à longo prazo da pressão arterial em jovens, os pesquisadores examinaram dados coletados de pesquisas anteriores. Os participantes eram estudantes que tinham realizar exames físicos regularmente. Os participantes preencheram um questionário de saúde quando estavam na meia-idade (com idade média 46 anos a 50 anos). Os pesquisadores  analisaram diversos atestados de óbito emitidos para os participantes até o final de 2006.

Após um ajuste de idade, índice de massa corporal, tabagismo e atividades físicas, os pesquisadores descobriram que quando os jovens apresentavam pressão arterial elevada havia uma associação com um risco maior de todas as causas de morte.

Especificamente, um aumento de 13,1 mmHg na pressão arterial sistólica (o número mais alto) no exame físico inicial foi associado com um aumento de 6% em todas as causas de morte, um aumento de 8% na morte relacionada à doença cardiovascular e um aumento de 14% em mortes relacionadas à doença cardíaca.

O aumento desses riscos persistiram, mas foram menores depois que os pesquisadores ajustaram os dados da pressão arterial elevada na idade média. Não havia nenhuma ligação encontrada entre a pressão arterial elevada na juventude e o aumento do risco de acidente vascular cerebral anos mais tarde. Os pesquisadores disseram que suas descobertas mostram a importância de prestar atenção às elevações da pressão arterial em jovens. De fato, as implicações clínicas do resulatado que a pressão arterial elevada pode causar décadas mais tarde são potencialmente profundas e devem ser observadas.

Os pesquisadores ainda analisaram que os jovens costumam não estar conscientes de que tem ou podem ter pressão arterial elevada, por isso, há menos probabilidade de estarem em tratamento para a mesma e menos propensos a tê-la sob controle. Talvez seja esse o motivo da pressão arterial elevada ser tão perigosa, pois se trata de uma condição muito traiçoeira, que infelizmente não recebe a atenção e o cuidado que deveria.

É preciso estar atento, além de adotar um estilo de vida mais saudável, tendo uma alimentação equilibrada e evitando o sedentarismo. Dessa forma estará evitando a pressão arterial elevada e garantindo a saúde de forma geral.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!