Saúde

Problemas financeiros ligados ao alcoolismo

By  | 

Muitas pessoas podem recorrer ao álcool ou cigarros como uma forma de lidar com o estresse financeiro, especialmente os homens e pessoas com menor escolaridade, sugere um novo estudo. No estudo, os pesquisadores entrevistaram cerca de 2.300 pessoas ( entre 30 e 60 anos de idade) periodicamente, entre 1998 e 2009.

Esse estudo revelou que 32% relataram crescente pressão financeira em relação aquela época, 8% relataram abuso de bebidas alcoólicas e também do cigarro (mais de 25 garrafas de cerveja por mês), e 5% afirmaram que começaram a fumar mais. Os homens mais velhos que enfrentaram estresse financeiro eram 38% mais propensos a se tornarem alcoólatras ​​do que aqueles que permaneceram estáveis ​​financeiramente.

Este risco significativo foi semelhante para os idosos com baixos níveis de escolaridade em comparação com aqueles com mais educação. As mulheres mais velhas e idosas com níveis mais elevados de educação tendem a reduzir seu consumo de álcool quando se depararam com dificuldades financeiras, de acordo com o estudo publicado na revista “New Life”.

Os resultados não mostram realmente que os problemas financeiros foram a razão para as mudanças nos hábitos e no consumo de bebidas alcoólicas e tabaco dessas pessoas, mas sabe-se que algumas pessoas usam o álcool e o cigarro como uma maneira de lidar com o estresse, uma forma de esquecer ou aliviar a tensão provocada pelos problemas, ou seja, uma válvula de escape. Quando se tem um fator de estresse que não é muito controlável, as pessoas podem se concentrar em algo para ajudar a controlar sua resposta emocional ao problema, por isso, é comum ver pessoas que não tinham o hábito de consumir alcoól se afundando em bebidas e outros tipos de drogas. Problemas financeiros podem ser particularmente estressantes para pessoas mais velhas, por isso, o risco pode ser maior nessa fase da vida.

Pessoas idosas (na maioria dos casos) estão fora do ritmo de trabalho, e eles podem sentir que tem menos tempo para recuperar o que foi perdido ou geralmente tem menos controle sobre sua situação financeira. No entanto, é fundamental lembrar que o uso abusivo de bebidas alcoólicas não irá ajudar em nada, muito pelo contrário, além de perder o foco do problema, estará mais vulnerável para possíveis problemas de saúde.

Em tempo de crise, seja ela financeira ou não, é importante encarar a situação de frente, estar perto de quem amamos e compartilharmos os problemas que nos afetam. Muitas vezes os problemas parecem maiores do que realmente são.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!