Muitas pessoas podem recorrer ao álcool ou cigarros como uma forma de lidar com o estresse financeiro, especialmente os homens e pessoas com menor escolaridade, sugere um novo estudo. No estudo, os pesquisadores entrevistaram cerca de 2.300 pessoas ( entre 30 e 60 anos de idade) periodicamente, entre 1998 e 2009.
Esse estudo revelou que 32% relataram crescente pressão financeira em relação aquela época, 8% relataram abuso de bebidas alcoólicas e também do cigarro (mais de 25 garrafas de cerveja por mês), e 5% afirmaram que começaram a fumar mais. Os homens mais velhos que enfrentaram estresse financeiro eram 38% mais propensos a se tornarem alcoólatras do que aqueles que permaneceram estáveis financeiramente.
Este risco significativo foi semelhante para os idosos com baixos níveis de escolaridade em comparação com aqueles com mais educação. As mulheres mais velhas e idosas com níveis mais elevados de educação tendem a reduzir seu consumo de álcool quando se depararam com dificuldades financeiras, de acordo com o estudo publicado na revista “New Life”.
Os resultados não mostram realmente que os problemas financeiros foram a razão para as mudanças nos hábitos e no consumo de bebidas alcoólicas e tabaco dessas pessoas, mas sabe-se que algumas pessoas usam o álcool e o cigarro como uma maneira de lidar com o estresse, uma forma de esquecer ou aliviar a tensão provocada pelos problemas, ou seja, uma válvula de escape. Quando se tem um fator de estresse que não é muito controlável, as pessoas podem se concentrar em algo para ajudar a controlar sua resposta emocional ao problema, por isso, é comum ver pessoas que não tinham o hábito de consumir alcoól se afundando em bebidas e outros tipos de drogas. Problemas financeiros podem ser particularmente estressantes para pessoas mais velhas, por isso, o risco pode ser maior nessa fase da vida.
Pessoas idosas (na maioria dos casos) estão fora do ritmo de trabalho, e eles podem sentir que tem menos tempo para recuperar o que foi perdido ou geralmente tem menos controle sobre sua situação financeira. No entanto, é fundamental lembrar que o uso abusivo de bebidas alcoólicas não irá ajudar em nada, muito pelo contrário, além de perder o foco do problema, estará mais vulnerável para possíveis problemas de saúde.
Em tempo de crise, seja ela financeira ou não, é importante encarar a situação de frente, estar perto de quem amamos e compartilharmos os problemas que nos afetam. Muitas vezes os problemas parecem maiores do que realmente são.