Saúde

Osteoartrite – Causas, sintomas e tratamentos

By  | 

A osteoartrite é um problema nas articulações, em alguns casos pode ser uma condição extramamente dolorosa. As articulações (quando saudáveis) ​​ajudam o corpo a se mover, dobrar e flexionar. Os joelhos movimentam-se de forma precisa, assim é possível subir e descer escadas sem que hajam rangidos. No entanto, quando você tem artrite, simples movimentos diários podem não ser tão fáceis de serem feitos. Assim, subir escadas, abrir portas e até mesmo pentear os cabelos pode ser doloroso.

Na maioria dos casos, a artrite costuma aparecer na coluna, quadril, mãos, joelhos e pés. Porém, é possível que ela apareça em outras articulações. A artrite é mais comum em pessoas de mais idade. Mesmo que  não seja possível curá-la, existem muitos tratamentos que podem ajudar a diminuir a dor e impedir que os danos se agravem. A maneira mais simples para descrever a artrite é que é o desgaste na cartilagem das articulações. As articulações têm amortecimento na parte interna, chamada cartilagem.

Este tecido é firme, grosso e escorregadio, cobre e protege as extremidades dos ossos. Com artrite, há alterações na cartilagem que fazem com que a mesma se rompa. Quando a cartilagem se rompe, os ossos se friccionam, causando danos e dor.

Ainda não se sabe exatamente quais são as causas dessa condição, no entanto, o envelhecimento, o excesso de peso e a genética podem ser fatores determinantes. Os sintomas mais comuns são: Dores nas articulações, dores constantes ou durante o sono (inidica fase avançada), fraqueza muscular, inchaço, deformidade nas articulações, rangidos e outros tipos de ruídos.

Se suas articulações estão moles e inchadas e se os musculos estão fracos, isso também irá ajudar o médico a diagnosticar a osteoartrite. Em muitos casos é necessário fazer alguns exames, como raio-X, exames de sangue, exames de urina, dentre outros.

Existem muitas opções de tratamentos para a artrite, taé mesmo métodos alternativos, no entanto, vale lembrar que um medicamento pode surtir efeito em uma pessoa e em outra não.Felizmente, atualmente existem diversos medicamentos eficazes para o tratamento da osteoartrite, porém, vale lembrar que antes de fazer uso de qualquer medicamento um médico deve ser consultado.

Outra dica importante é perder peso (obviamente, se você está acima do peso), essa pode ser medida extremamente importante para a melhora da osteoartrite. A prática de excercícios também pode oferecer ótimos resultados, pois tornará os musculos mais fortes e resistentes. Uma dieta saudável também irá ajudar a tornar as articulações mais resitentes.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!