Saúde

Proteína humana pode dimuir níveis de colesterol

By  | 

Estudos preliminares sugerem que uma única injeção de uma proteína humana pode diminuir os níveis de colesterol “ruim”. Dada no abdômen, AMG145 reduziu significativamente os níveis de colesterol lipoproteína de baixa densidade (LDL) entre um grupo de voluntários saudáveis. A aplicação está diretamente ligada à um regulador de colesterol recentemente identificado, o PCSK9, que interfere na capacidade do fígado de limpar o mau colesterol da corrente sanguínea.

O colesterol alto é um fator de risco para doenças cardíacas. O primeiro passo para baixar o colesterol é adotar um estilo de vida saudável, que inclui uma dieta de baixa gordura e a prática de atividades físicas regularmente. Para alguns, medicamentos como as estatinas devem ser adicionadas para obter níveis certos de colesterol, onde realmente eles deveriam estar.

Infelizmente, esse novo medicamento não é suficiente para levar o colesterol de todos para a zona de segurança, e nem todos podem tolerar as medicações atualmente disponíveis. As doençsa cardiovasculares são a causa de um número muito grande de morte não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Enquanto as estatinas são muito eficazes, e boa parte das pessoas não estão cumprindo suas metas, neste cenário, o uso desses medicamentos poderia ser uma adição valiosa. O estudo incluiu cerca de 54 homens e duas mulheres, entre 18 e 45 anos, que não tinham níveis elevados de colesterol.

Os participantes receberam uma das cinco doses da droga, via oral ou por via intravenosa ou um placebo. Pesquisadores mediram os níveis de colesterol LDL de 85 à 113 dias após o tratamento. A nova droga atingiu o seu alvo, PCSK9, e diminuiu os níveis de colesterol LDL em até 64%.

Houve também uma diminuição nos níveis de colesterol total e apo-B (minúsculas partículas de gordura no sangue que também aumentam o risco de doenças cardíacas). Níveis de triglicérides e colesterol HDL “bom” não foram alterados pela medicação e não houve efeitos colaterais graves relatados. Agora, pesquisadores estão testando o novo medicamento em pessoas que apresentam colesterol elevado.

Mesmo que as estatinas sejam tão eficazes na redução do colesterol e na redução do risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral, elas precisam ser tomadas todos os dias, sendo que, as mesmas podem ter alguns efeitos colaterais em algumas pessoas. Esses efeitos colaterais podem incluir danos no fígado e / ou dor muscular. Esta nova tomada pode fornecer uma abordagem de longa duração, especialmente se  pusdesse ser administrada uma vez por mês. Ainda assim, existem muitas pessoas que podem não alcançar níveis adequados de LDL com as drogas existentes, incluindo as estatinas.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!