A menstruação é algo que por diversas vezes traz dúvidas e questionamentos para muitas mulheres, desde seu surgimento e por todo o período que ela encontra-se presente em nossas vidas, até a chegada da menopausa.
A menstruação
É normal que a menstruação surja entre os 9 e até no máximo os 18 anos. Ela nada mais é que a causa fisiológica do período fértil da mulher que ocorre, caso não haja a fecundação, permitindo assim a eliminação periódica que geralmente ocorre 4 dias após a ovulação.
Mas o que é essa tal “borá de café”?
Algumas mulheres queixam-se de uma menstruação diferente tipo “borra de café”.
Trata-se de uma menstruação de cor amarronzada, segundo os ginecologistas, isso não é uma menstruação, costuma vir em pequenas quantidades, permanecendo, dessa maneira, mais tempo na vagina até se exteriorizar. Assim, esse contato prolongado com o canal da vagina faz com que aconteça uma degradação natural que modifica a cor.
Segundo os médicos, uma das possíveis causas desse tipo de sangramento, tipo “borra de café”, pode ser por conta dos remédios anticoncepcionais de baixa dosagem hormonal, sendo assim, os baixos níveis de hormônios podem causar os escapes que é esse sangramento escuro em pequena quantidade, mas não é necessário preocupa-se, pois isso não oferece risco, é apenas necessário corrigir a dosagem da pílula e o ciclo normaliza.
Outra causa conhecida desse tipo de menstruação é que pode indicar o início da gravidez que é ocasionado quando o óvulo fecundado se fixa na parede do endométrio, ou seja, a chamada nidação que também não é nada grave.
A menstruação “borra de café”, também pode indicar casos de endometriose, pois ela provoca alterações no ciclo menstrual e entre outras irregularidades pode diminuir o fluxo.
Esse tipo de menstruação também pode ocorrer em mulheres que tenham lesões ou mioma no colo do útero.
Por fim, outra situação que pode levar a menstruação “borra de café” é o uso da pílula do dia seguinte.
Desse modo, os ginecologistas afirmam que esse tipo de menstruação pouca e marrom, não merecem tanta preocupação, mas caso ocorra algum tipo de mudança em seu ciclo menstrual, o ideal é sempre consultar seu médico para esclarecer qualquer dúvida.
O mais importante é sempre se cuidar, pois assim é possível evitar problemas de maior gravidade. Lembre-se de consultar seu ginecologista com certa frequência, pois é algo muito importante e saudável.