Saúde

Saúde bucal associada à risco de ataque cardíaco e AVC

By  | 

Pessoas que visitam o dentista regularmente para ter seus dentes limpos podem diminuir o risco de ataque cardíaco ou derrame, sugere nova pesquisa feita na Bélgica. Os pesquisadores analisaram cerca de 2 mil pessoas sem histórico de problemas cardíacos ou acidente vascular cerebral, durante uma média de sete anos.

Descobriram que aqueles que tiveram seus dentes raspados e limpos por um dentista ou higienista dental, pelo menos duas vezes por ano,  tiveram um risco 24% menor risco de ataque cardíaco e um risco 14% menor de sofer um AVC, em comparação com aqueles que nunca foram ao dentista ou haviam ido uma vez ao longo de dois anos. A proteção contra doenças cardíacas e acidente vascular cerebral foi mais pronunciada em participantes que costumam ir ao dentista apenas em casos de emergência, ou seja, quando sentiam dor de dente ou outro problema relacionado acontecia. As limpezas dentárias parecem reduzir o crescimento de bactérias, que provocam inflamações e podem levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral.

Na verdade, pesquisas anteriores já haviam mostrado a ligação entre a saúde bucal e saúde do coração. Por isso, esses resultados não são surpreendentes uma vez que existem muitos estudos mostrando a associação entre inflamação e doença cardíaca.

Os autores do estudo observaram que eles não são responsáveis ​​por ataque cardíaco e outros fatores de risco de AVC, como tabagismo, peso e raça. No entanto, ainda não está muito claro como os fatores de risco adicionais que estes pacientes apresentavam em cada grupo, além dos registrados em seu banco de dados, por isso, não se sabe se eles estavam comparando pacientes similares.

Além disso, aquelas pessoas que são pró-ativas sobre sua saúde podem apresentar um risco menor de doença cardíaca e acidente vascular cerebral, independente de seus fatores de risco.

Enquanto isso, um estudo paralelo que está sendo feito na Suécia revelou que diferentes tipos de doença da gengiva podem prever o grau de risco de ataque cardíaco, derrame e insuficiência cardíaca. Os pesquisadores descobriram que os dentes a menos e um número maior de infecções ao redor da base dos dentes, aumenta o risco de uma pessoa sofrer insuficiência cardíaca congestiva ou ataque cardíaco.

Além disso, eles também descobriram que uma maior incidência de sangramento gengival também foi associada com um risco maior de acidente vascular cerebral. Por isso, cuidar da saúde bucal é fundamental, pois além evitar doenças bucais promove a nossa saúde de forma geral.

 

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!