in ,

Saúde frágil masculina

Cerca de 40% dos homens na faixa dos 40 anos nunca tiveram seus níveis de colesterol testados, cerca de 70% nunca fizeram exame de próstata. Isso explica porque a expectativa de vida feminina é maior que a dos homens. A grande maioria dos homens não gosta de ir ao médico, evitam o máximo que podem e acabam indo quando apresentam algum problema de saúde.

É fácil notar que essa tendência tem a ver com o modo com que a maioria dos homens se enxerga, invulneráveis. O hábito de cuidar da saúde está muito mais associado as mulheres, e isso, pode ser interpretado de forma machista pelos homens, concluindo que hábitos saudáveis e cuidados com o corpo são posturas femininas. Infelizmente, essas idéias preconceituosas são extremamente comuns, geralmente passadas de geração para geração.

Outra parcela, menos “heroica”, costuma não ir ao médico por medo de descobrir alguma doença. Essa postura só muda quando o corpo reclama e a doença inevitavelmente tem que ser tratada.  Por isso, o sexo masculino se cuida muito menos e se expõem mais a situações que apresentam risco para sua saúde. Os homens acima dos 40 anos (assim como as mulheres) devem ir ao médico regularmente,  realizar um check-up ao menos uma vez por ano. Cuidados preventidos são extremamente importantes, pois toda doença diagnosticada no início apresenta maior chance de cura.

Amudança dessa postura deve começar pela consciência do problema, é essencial que os homens percebam que os cuidados com a saúde são extremamente importantes, pois assim, a chances de previnir e curar doenças são muito maiores.

Hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de excercícios físicos podem ser os primeiros passos dados pelos homens que querem cuidar da saúde. Homens tendem a se sobrecarregar com o trabalho,  e estresse e ansiedade podem desencadear problemas relacionados ao coração. Por isso, é indicado escolher uma atividade para descarregar toda essa carga emocional acumulada, manter a mente sã é fundamental para a saúde do corpo de maneira geral.

Um dos principais inimigos da saúde masculina é a gordura, levando isso em consideração, os homens devem evitar o consumo excessivo de gordura, e se possível, abandonar vícios nocivos à saúde, como cigarro e o consumo excessivo de bebidas álcoolicas. Estar sempre perto de quem você ama e fazer o que você gosta também tem valor siginificativo para a saúde de uma pessoa. Essas dicas podem ser as primeiras a serem adotadas pelos homens que desejam ter um corpo saudável, aumentando a longevidade e a qualidade de vida.

 

Mulheres mais velhas correm mais risco de contrair DST

Infertilidade pode estar ligada à epilepsia