Sem categoria

Sexo na adolescência

By  | 

Estudos revelam que conversar sobre sexo e sexualidade com os filhos é muito mais fácil ao longo do tempo se os pais tiverem o hábito de discutir o assunto no início da adolescência. De fato, a tarefa não é nada fácil para alguns pais, principalmente pelo fato dos filhos se afastarem dos pais nessa fase da vida. Porém, informações  sobre comportamento sexual são de extrema importância nessa fase da vida e o hábito de discutir o assunto deve ser adotado. É fácil notar que esse problema se amplia quando estamos falando de meninas, pois ainda existem muitos tabus e preconceitos a serem quebrados em relação a sexualidade feminina.

A dolescência é uma fase de transformações na vida de uma pessoa, tanto física quanto mental.

Querendo ou não, sexo e sexualidade estão presentes na vida das crianças e adolescentes, por isso, é extremamente importante alertar nossos filhos e filhas sobre esse assunto. Muitos pais tem difuldade em conversar sobre sexo com seus filhos por não saberem como abordar o tema sem soar pervertido, ou imaginam que se a conversa acontece os filhos vão estar mais livre para terem relações sexuais.

É preciso abordar o assunto ainda na infância, obviamente, de acordo com a capacidade de entendimento da criança, pois se ela sabe que os olhos e orelhas são, também devem saber o que a vulva e o pênis são.

Boa parte das pessoas tendem a pensar em sexo e sexualidade apenas como um comportamento, mas sem dúvida alguma, sexo e sexualidade são bem mais que isso, são parte de nossa identidade. A adolescência é uma fase de transformações na vida de uma pessoa, tanto física quanto mental,  época em que a busca por novas experiências acabam acontecendo naturalmente. Por isso,  ser claro sobre o que são práticas de sexo seguro é essencial, é da responsabilidade dos pais ensinar seus filhos a manterem-se a salvo de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.

Não estamos falando sobre  posições ou preferências sexuais, apenas sobre segurança e prevenção. É preciso dar o primeiro passo para esclarecer de forma natural estas questões, pois ainda há muito a ser feito para que costumes e idéias preconceituosas acabem, pois se por um lado as informações estejam muito fáceis e acessíveis, é preciso separar o bom do ruim, ensinando nossos filhos como levar uma vida saudável, sem correr riscos desnecessários.

Vivemos em uma época em que as mudanças estão acontecendo de forma rápida, novas idéias, posturas e opiniões estão sendo ouvidas e aceitas, e de fato isso é ótimo, porém, é preciso pensar, refletir e discutir sobre o que é melhor para nossas vidas.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!