Sem categoria

TEPT – Transtono do estresse pós-traumático

By  | 

“TEPT” é o transtorno de ansiedade que se desenvolve depois de testemunhar ou sobreviver a um evento traumático. Os sintomas podem incluir flashbacks vivos do evento em questão, nervosismo, dificuldades de sono, incluindo pesadelos e prevenção de qualquer situação que possa lembrar o trauma já vivido.

Estes sintomas podem aparecer a qualquer momento após o trauma. A amígdala cerebelosa é a parte do cérebro onde as emoções fortes, como raiva ou medo surgem. Os pesquisadores usaram exames de ressonância magnética funcional para medir a atividade nessa região do cérebro, analisando cerca de 23 soldados americanos que foram enviados ao Afeganistão por quatro meses.

Eles compararam os resultados desses exames com os exames de 16 soldados que não foram enviados ao Afeganistão antes da implantação, logo após a implantação e novamente 18 meses depois. Duarante o exame, a amígdala cerebelosa dos soldados que passaram por situações extremas ficaram iluminadas, indicando uma forte atividade naquela região.

No entanto, não houveram diferenças na função da amígdala entre os dois grupos de soldados 18 meses após o retorno. Essas mudanças ocorreram em soldados saudáveis e levaram um ano até que voltassem ao normal, sugerindo que as mudanças observadas logo após o combate refletiam uma adaptação ao ambiente perigoso que estavam expostos.

A pesquisa foi realizada nos EUA e publicada na revista científica “Molecular Psychiatry”. Essas mudanças no funcionamento do cérebro são causadas pela forte exposição ao stress, sendo comum lembranças traumáticas do evento vivido, o que poderia ser uma primeira indicação da necessidade de cuidados adicionais.

De fato, isso pode ajudar a explicar por que algumas pessoas se recuperam rapidamente após um evento traumático e outras não. Algumas amígdalas cerebelosas podem simplesmente ser mais resistentes que  outras.

Muitas questões permanecem ocultas, tais como: “Se você está constantemente exposto a eventos traumáticos ou até mesmo através de flashbacks repetitivos, você está colocando o seu cérebro em risco? O tratamento para TEPT envolve psicoterapia e medicação. O tratamento visa ajudar as pessoas a revisitarem suas memórias de forma segura, sem reviver o trauma.

Outros estudos já revelaram o poder do pensamento e os efeitos que eles causam no organismo de uma pessoa. O cérebro não diferencia ao certo pensamentos e a situações reais, em ambos os casos, ele irá se portar quase da mesma maneira, o que pode não ser bom. Por isso, é muito importante manter uma “dieta” repleta de pensamentos saudáveis.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!