A asma é uma inflamação nas vias áreas que é de natureza crônica onde a respiração e o fluxo de ar para os pulmões são reduzidos e obstruídos, a doença tem origem e herança genética, se caracteriza pela presença de um edema nas mucosas dos brônquios e também tem como característica a alta produção de muco nos brônquios e contração dos músculos do pulmão com a diminuição do seu diâmetro.
Os tipos de asmas existentes e classificados pelos especialistas são a asma intermitente, persistente leve, persistente moderada e persistente grave na qual possuem características específicas que a diferenciam tal como:
- No caso da asma intermitente os sintomas acontecem menos de uma semana por vez, o pulmão funciona normalmente quando acontecem as crises, o tempo das crises são curtos e o surgimento noturno dos sintomas são esporádicos.
- As crises da asma persistente leve acontecem no mínimo uma vez por semana e menos do que uma vez por dia, as crises noturnas acontecem somente duas vezes por mês em média e menos de uma vez por semana e o funcionamento do pulmão demonstra estar normal.
- Quando está no estágio de asma persistente moderada há sintomas acontecendo todo dia, as tarefas, atividades e o sono são afetados pelos sintomas, sintomas e crises acontecem pelo menos uma vez por semana além de apresentar o modo de respirar e funcionamento do pulmão carregado e forçoso de forma leve.
- Quando está na etapa de asma persistente grave os sintomas e crises acontecem todos os dias, os sintomas surgem todas as noites e o funcionamento do pulmão é forçado e pesado.
Na identificação dos sintomas estar ocorrendo com o leitor o recomendado é consultar um médico e avaliar o estágio, quando mais cedo for tratado melhor será para viver, a asma não tem cura, mas, pode ser amenizada.