A úlcera péptica é uma ferida no revestimento interno do estômago ou do intestino delgado superior (duodeno). As úlceras se desenvolvem quando a camada protetora do intestino ou estômago é comprometida. Quando isso acontece, os sucos digestivos podem afetar de forma negativa o intestino ou tecido do estômago. Estes sucos contêm ácido clorídrico e uma enzima chamada pepsina, que também pode lesar o esôfago.
Felizmente, a úlcera péptica já não é uma condição que a maioria das pessoas tenham que conviver durante toda a vida, pois atualmente existem tratamentos eficazes contra ela, fazendo os sintomas desaparecerem rapidamente. As úlceras pépticas que se formam no estômago são chamadas úlceras gástricas e aquelas que se formam no intestino delgado são chamadas úlceras duodenais.
Os sintomas mais comuns são; queimação, dor lancinante, dor nas costas (pode durar de alguns minutos a algumas horas e pode ir e vir durante semanas) perda de apetite, perda de peso, náusea depois de comer, vômitos, dentre outros.
Se os sintomas não são graves e você tem menos de 55 anos, o médico pode fazer alguns testes simples (usando amostras de sangue ou fezes) para procurar sinais de infecção. A única maneira de ter certeza se a úlcera existe, é fazer um exame um pouco mais detalhado, chamado endoscopia, para procurar uma possível úlcera ou infecção.
Uma endoscopia permite que o médico olhe dentro do esôfago, estômago e intestino delgado do paciente. Geralmente, a endoscopia é feita por um gastroenterologista, um médico especializado em doenças do aparelho digestivo.
Para tratar úlceras pépticas, a maioria das pessoas precisam tomar medicamentos que reduzem a quantidade de ácido no estômago. Se a pessoa apresentar infecção por H. pylori, também é indicado o uso antibióticos, sempre seguindo à risca as instruções indicadas pelo médico.
Muitas pessoas param de tomar os remédios quando começam a se sentir bem, porém, é fundamental continuar com o tratamento até o final. É muito mais provável que a infecção seja totalmente curada se a pessoa tomar todos os antibióticos receitados. Você pode ajudar a acelerar a cicatrização de sua úlcera e impedi-la de voltar se parar de fumar e controlar o consumo de bebidas álcoolicas.
O uso contínuo de medicamentos como a aspirina, ibuprofeno ou naproxeno também podem aumentar as chances de uma úlcera voltar. Ignorar os sintomas de uma úlcera não é uma boa idéia, pois essa condição necessita ser tratada com urgência. Quando não tratada, uma úlcera pode causar problemas graves de saúde, e mesmo recebendo tratamento adequado, algumas úlceras podem voltar, necessitando de um novo tratamento.