Saúde

Vitamina B contra a TPM

By  | 

Um novo estudo realizado na França, revela que as mulheres que seguem uma dieta rica em vitamina B podem ser menos propensas a sofrerem com tensão pré-menstrual, a famosa TPM. De fato, a TPM não é temida apenas pelo sexo feminino, pois na verdade, os homens sofrem tanto quanto as mulheres nesse período tão desagradável. As mulheres que costumam fazer uso de tiamina (B1) e riboflavina (B2) em sua alimentação, reduzem significativamente o risco de TPM.

A tiamina é encontrada em cereais fortificados, cereais integrais, feijões e nozes. Os pesquisadores que realizaram o teste afirmam que comer entre 2 e 3 porções de alimentos ricos em tiamina, diminui consideravelmente os efeitos causados pela TPM. Riboflavina está disponível no leite, ovos, carne e vegetais verdes. Comer entre 1 ou 2 porções de cereais fortificados ou de 6 a 7 porções de alimentos como espinafre, leite de soja ou carne vermelha,  é extremamente eficaz. O estudo acompanhou mais de 3.000 mulheres, que tinham entre 20 e 40 anos de idade. Todas as mulheres estavam livres da TPM no início do estudo.

O resultado foi surpreendente, foi observado um risco significativamente menor de TPM em mulheres que consumiam altas quantidades de tiamina e riboflavina.

Especificamente, as mulheres com maior ingestão de riboflavina tinham um risco 37% menor de desenvolver os sintomas físicos e emocionais causados pela TPM. De acordo com a informações do estudo, a tiamina e a riboflavina podem ter um impacto sobre os neurotransmissores cerebrais, como a serotonina e a dopamina, que estão associados a TPM.

No entanto, o novo estudo não prova que essas vitaminas impedirão o aparecimento dos sintomas da TPM, mas mostra que o consumo dessas vitaminas está diretamente associado a redução dos efeitos provocados pela TPM. A TPM traz um conjunto de sintomas que podem variar de acordo com organismo feminino, podem ser leves ou graves.

Uma mulher com TPM pode sofrer alterações físicas e emocionais vários dias antes do início do seu período. Estes sintomas podem incluir inchaço, seios sensíveis, acne, dor nas articulações, problemas de memória, ansiedade e alta irritabilidade. Para algumas mulheres essas mudanças afetam a sua qualidade de vida de forma significativa.

Os autores do estudo informaram que mais pesquisas devem ser feitas, para que seja possível explorar a ligação entre a vitaminas B e o tratamento da TPM. Vale lembrar que outros fatores podem ser determinantes na intensidade dos sintomas causados pela TPM, por isso, mudanças no estilo de vida são muito bem vindas, como uma melhor qualidade do sono, a prática de excercícios físicos, consumo de água e uma alimentação saudável.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!