Saúde

Vitamina E associada à risco de câncer de próstata

By  | 

Homens que costumam tomar suplementos à base de vitamina E correm um risco 17% maior de desenvolver câncer de próstata. Mas a razão para a associação ainda não está clara, afirmam os pesquisadores. Isso significa que para cada 1.000 homens que tomam suplementos à bse de vitamina E, 76 homens sofrerão de câncer, em comparação a 65 que tomarem pílulas de placebo.

O novo estudo também descobriu que os suplementos dietéticos (inclusive multivitaminas, que muitas vezes contêm vitamina E) estão associados à alguns problemas de saúde em mulheres idosas. O motivo pelo qual a vitamina E pode aumentar o risco de câncer de próstata ainda não está totalmente claro, pois há uma implicação biológica na questão que ainda não foi compreendida pelos cientistas. Para o estudo, os pesquisadores examinaram se a vitamina E ou selênio (um suplemento mineral) aumentaram o risco de câncer de próstata entre os homens que participaram da pesquisa.

Em 2008, os relatórios iniciais do estudo não encontraram nehuma associação considerável entre o câncer de próstata e o consumo de vitamina E.

A descoberta foi atualizada com base na análise de cerca de 35.000 homens, que tomavam selênio (200 microgramas por dia), vitamina E (400 microgramas por dia), ambos ou um placebo, durante 5 anos. Desde o relatório de 2008, outros 522 casos de câncer de próstata foram diagnosticados.

Destes, 116 foram entre os homens que tomaram o placebo, 149 tomaram vitamina E, 140 tomaram selênio e 118 fizeram uso de ambos. Embora a taxa de câncer de próstata tenha sido maior entre os homens que tomaram suplementos comparado ao placebo, a diferença foi estatisticamente significativa apenas entre os homens que tomaram apenas suplementos à base de vitamina E, com um aumento de 17% de risco da doença.

O efeito da vitamina E só ficou claro durante o terceiro ano da pesquisa. Este achado indica que o risco de câncer de próstata pode continuar mesmo depois que os homens param de fazer uso da vitamina E. No entanto, não há muitas evidências de que pessoas saudáveis ​​que adotaram uma dieta normal e começaram a tomar vitaminas tenham tido problemas de saúde por conta do uso das mesmas.

Porém, quando o assunto é vitamina E, a história é diferente, pois não há nenhuma evidência convincente que o consumo de vitamina E ofereça grandes benefícios. Cerca de 44% dos homens com mais 60 anos tomam suplementos que contenham vitamina E, sendo que, 23% desses homens tomam uma quantidade excessiva desses suplementos. Curiosamente, quando a vitamina E foi combinada com selênio, o risco foi reduzido a uma estatística não-significativa, talvez até mesmo o resultado do acaso.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!