Homens que costumam tomar suplementos à base de vitamina E correm um risco 17% maior de desenvolver câncer de próstata. Mas a razão para a associação ainda não está clara, afirmam os pesquisadores. Isso significa que para cada 1.000 homens que tomam suplementos à bse de vitamina E, 76 homens sofrerão de câncer, em comparação a 65 que tomarem pílulas de placebo.
O novo estudo também descobriu que os suplementos dietéticos (inclusive multivitaminas, que muitas vezes contêm vitamina E) estão associados à alguns problemas de saúde em mulheres idosas. O motivo pelo qual a vitamina E pode aumentar o risco de câncer de próstata ainda não está totalmente claro, pois há uma implicação biológica na questão que ainda não foi compreendida pelos cientistas. Para o estudo, os pesquisadores examinaram se a vitamina E ou selênio (um suplemento mineral) aumentaram o risco de câncer de próstata entre os homens que participaram da pesquisa.
Em 2008, os relatórios iniciais do estudo não encontraram nehuma associação considerável entre o câncer de próstata e o consumo de vitamina E.
A descoberta foi atualizada com base na análise de cerca de 35.000 homens, que tomavam selênio (200 microgramas por dia), vitamina E (400 microgramas por dia), ambos ou um placebo, durante 5 anos. Desde o relatório de 2008, outros 522 casos de câncer de próstata foram diagnosticados.
Destes, 116 foram entre os homens que tomaram o placebo, 149 tomaram vitamina E, 140 tomaram selênio e 118 fizeram uso de ambos. Embora a taxa de câncer de próstata tenha sido maior entre os homens que tomaram suplementos comparado ao placebo, a diferença foi estatisticamente significativa apenas entre os homens que tomaram apenas suplementos à base de vitamina E, com um aumento de 17% de risco da doença.
O efeito da vitamina E só ficou claro durante o terceiro ano da pesquisa. Este achado indica que o risco de câncer de próstata pode continuar mesmo depois que os homens param de fazer uso da vitamina E. No entanto, não há muitas evidências de que pessoas saudáveis que adotaram uma dieta normal e começaram a tomar vitaminas tenham tido problemas de saúde por conta do uso das mesmas.
Porém, quando o assunto é vitamina E, a história é diferente, pois não há nenhuma evidência convincente que o consumo de vitamina E ofereça grandes benefícios. Cerca de 44% dos homens com mais 60 anos tomam suplementos que contenham vitamina E, sendo que, 23% desses homens tomam uma quantidade excessiva desses suplementos. Curiosamente, quando a vitamina E foi combinada com selênio, o risco foi reduzido a uma estatística não-significativa, talvez até mesmo o resultado do acaso.