Como Ter Mais Tempo No Trabalho?

A suposta falta de tempo no ambiente de trabalho, aquela que impede a grande maioria das pessoas de terminar as suas tarefas, pode ser combatida se alguns comportamentos forem observados e suprimidos. Confiram abaixo!

Organize o Seu Tempo

É muito importante saber exatamente em que você está “gastando” tempo, por isso, passe um dia anotando todas as tarefas que realizou em cada horário, incluindo as pausas para cafezinho, conversas paralelas ou aquele tempinho que você tira para checar as redes sociais e os e-mails.

Feito isso, separe suas tarefas em quatro listas: prioridade imediata (coisas urgentes, como o prazo que acaba no dia seguinte), prioridade mediata (prioridade com um lapso temporal maior), importantes (atividades que não são prioritárias, que podem ser feitas em outro momento) e sem importância (tudo o que rouba o seu tempo).

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Com a lista em mãos, priorize o que precisa ser priorizado e vá realizando as tarefas por ordem de importância, buscando eliminar a lista “sem importância”, que só faz com que você perca tempo, e dando mais atenção a prioridades imediatas.

Mantenha Seu Ambiente de Trabalho em Ordem

Há quem consiga e ache que estimula a “criatividade”, mas trabalhar em um ambiente bagunçado, cheio de papeis, copos e outras coisas sem importância atrapalha a concentração e, pior, faz com que a pessoa gaste mais tempo tentando localizar o que realmente interessa.

Tenha um Planejamento Diário, Semanal e Mensal

Se o tempo é curto é preciso manter a vida organizada, e isso se faz com planejamento, com a chamada “gestão do tempo”. Assim, tenha na agenda virtual onde cada compromisso – pessoal e profissional – esteja devidamente anotado, porque assim você já sabe quais são os dias em que você terá mais ou menos tempo, onde poderá “encaixar” as atividades extras e assim por diante.

A agenda virtual, como a do Google, é mais prática, já que você não corre o risco de perdê-la e ela pode ser acessada do computador, do celular ou do tablet, mas pode-se utilizar outros aplicativos com essa mesma função ou mesmo uma agenda tradicional.

Saiba Limitar o Seu Horário de Trabalho

Em alguns dias é praticamente impossível dar conta de todas as obrigações no horário de trabalho, o que faz com que as horas extras sejam necessárias, contudo esse não é um hábito que deva ser cultivado por vários motivos. Primeiro que horário de trabalho é uma coisa e o resto da sua vida é outra, e isso precisa ser preservado, já que quem não consegue ter uma vida pessoal satisfatória por causa do trabalho vai acabar, em algum momento, deixando de cumprir as obrigações profissionais para cumprir as pessoas. Assim, mesmo que você seja autônomo, que trabalhe em casa, tenha horários limite e respeite-os. Isso ajuda, inclusive, a aumentar a produtividade, pois a pessoa sabe que precisa produzir e somente naquele determinado tempo.

Dê Pausas Ao Longo do Dia

Por mais paradoxal que pareça, é importante dar pequenas pausas ao longo do dia, já que estudos demonstram que elas revigoram e aumentam a produtividade.

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