Saúde

Romã: Emagrece e Faz Bem Para a Saúde!

By  | 

A romã, fruta celebrada nas festas de final de ano, faz um bem danado para a saúde, retarda o envelhecimento e ainda ajuda a emagrecer.

Essa fruta é rica em vitaminas do complexo B, que atuam na circulação, em vitamina A, em vitamina C, ácido gálico, ácido elágico, ácido protocatequímico e em ácido fólico, que beneficiam o sistema imunológico e deixam a pele mais bonita.

Por causa dos nutrientes que contém, a romã reduz o colesterol ruim (LDL), previne o envelhecimento da pele e dos órgãos, reduz a inflamação celular, turbina o sistema imunológico e previne o aparecimento de doenças como fibromialgia, diabetes, hipertensão, obesidade, viroses e gripes.

Estudos relacionam o seu consumo, ainda, à prevenção do câncer, devido a presença do ácido gálico, elágico e protocatequímico.

Sabe-se que a romã é um potente antioxidante, mais, inclusive, que o  famoso chá verde. Além disso, suas sementes impedem que as células do sangue formem coágulos, o que previne inúmeras doenças.

roma-beneficios-saude-650x350

Falando em doença, estudos investigam o poder da romã em afastar a depressão. Isso porque  é uma furta rica em ácido fólico, substância que, quando em deficiência, leva a depressão. Além de evitar a depressão, desconfia-se que a romã reduz o estresse e a pressão arterial.

Quanto ao fator emagrecedor, estudos recentes realizados na Queen Margaret University, em Edimburgo,  demonstraram que o extrato da romã ajuda na redução do apetite, o que, por via reflexiva, contribui para a perda de peso.

A romã é rica em polifenóis, que agem como supressores do apetite, o que, consequentemente, aumenta a sensação de saciedade. E, quanto mais saciado, menos a pessoa come.

Durante o estudo, os voluntários tomavam todos os dias um suplemento com extrato de romã e, após três semanas, eles relataram que sentiram muito menos fome, sendo que, comparado ao grupo placebo, houve uma redução de 22% na quantidade de alimentos ingeridos.

Uma parte do grupo tomou o extrato da romã em cápsulas, contendo sementes, polpa e pele, enquanto o outro grupo tomou uma cápsula-extrato placebo, e os que tomaram o suplemento verdadeiro relataram, além da menor vontade de comer, um maior prazer em comer os alimentos.

Após três semanas de estudo,  todos os voluntários, dos dois grupos, tomaram um copo de suco da romã antes de comer um prato de macarrão com molho de tomate, como compromisso de registrar antes de comer e até duas horas após a ingestão do alimento, com  intervalos de 15 minutos  entre um registro e outro, as sensações relacionadas a fome, a satisfação e  o desejo de comer, dentre outros.

O resultado desse experimento demonstrou que o grupo que já vinha tomando o suplemento de romã se sentiu saciado mais rápido, sentiu menos fome e menos vontade de comer, além de se sentir mais satisfeito.

A teoria aventada é a de que a grande quantidade de polifenóis presentes na romã atue na redução da fome e na maior sensação de saciedade, mas estudos complementares serão feitos para determinar quais substâncias realmente atuam na redução da fome.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

1 Comment

  1. Leide

    at

    Gostei da matéria, uso romã pelo fato de ser um bom medicamento para alivio da menopausa.. mas adorei saber que também serve pra emagrecer e percebi a perca de alguns kilinhos e um numero a menos rsrs’ compro manipulado por essa farma … http://www.daypharma.com.br/p-9-207-354/Pomegranate-(Extrato-de-Roma) até mais beeejo’s

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!