A aparência da pele é uma das grandes preocupações das mulheres e isso independe da idade, mas é fato que à medida que envelhecem, as mulheres começam a sentir na pele, literalmente, os efeitos do “passar do tempo”.
Quando isso acontece, o desespero é grande e a tendência é investir nos melhores cremes e tratamentos, mas vale ressaltar que não há tratamento que dê jeito se o básico não for feito. E o que é o básico? O básico é combater os inimigos da pele, que vocês conhecerão logo abaixo!
O Fumo
Os dermatologistas costumam dizer que o cigarro é o “comedor de colágeno”, e é uma verdade, já que ele acelera a degradação do colágeno, o que garante a sustentação e firmeza da pele. Além disso, cada cigarro que é “fumado” reduz a oxidação da pele por 90 minutos, o que deixa a pele cada vez mais opaca, sem viço, amarelada e grosseira.
Para completar, o fumo causa rugas ao redor dos lábios e dos olhos.
Não Dormir Bem
O sono é essencial para a beleza da pele, pois é durante o sono que produzimos os chamados hormônios rejuvenescedores e reparadores, como o hormônio do crescimento e a melatonina. Se a pessoa não dorme bem, ela fica estressada e o organismo não se recupera, o que resulta em pele opaca e com olheiras.
Não fazer Atividades Físicas
O sedentarismo faz mal, inclusive, para a beleza da pele. Sabe-se que praticar esportes proporciona muitos benefícios para a pele, já que melhora a circulação sanguínea, o metabolismo, o que evita a glicosação, combate a celulite, a flacidez e a gordura localizada. Quem não se “movimenta” acaba com a pele mais envelhecida!
O Tal do Estresse
O estresse faz mal para tudo e também para a pele, porque altera o funcionamento hormonal do organismo e aumenta a liberação de corticoide, que deixa a pele mais oleosa, diminui as defesas cutâneas e favorece infecções e doenças, como alergias e herpes, por exemplo.
De Olho na Poluição
O ar poluído contém gases nocivos que formam um tipo de película de toxinas que é absorvida pela pele, o que aumenta a oxidação, que envelhece as células e abre “as portas” para os radicais livres, causando o envelhecimento precoce. Por isso, é preciso proteger a pele todos os dias e mantê-la limpa, para eliminar as sujeiras da sua superfície.
Não beber água
Quem não bebe água na quantidade adequada acaba desidratado e isso reflete na pele, que fica sem viço e flácida. Além disso, é a água que ajuda na excreção das toxinas e se não a consumimos na quantidade adequada , não há a liberação desses resíduos tóxicos, o que acaba prejudicando a pele.
Os Raios Solares
É fato notório que os raios solares prejudicam a pele de diversas maneiras, sendo os responsáveis por nada menos que 80% de todo o envelhecimento cutâneo. Logo, proteger a pele é essencial, e para isso é preciso usar filtro solar específico para o seu tipo de pele durante todo o dia.