Saúde

Reduza o Consumo de Açúcar com Dicas Fáceis!

By  | 

Açúcar. Há quem diga que é uma droga. Se é, ou não, a ciência dirá, mas o certo é que ele faz mal – e muito- para o organismo! Por isso, o melhor é verificar a possibilidade de reduzir o consumo, de forma sutil, sem grandes sacrifícios.

Sempre que possível, faça as refeições em casa!

Comer fora, mesmo que seja em restaurantes que não fast food, é sempre uma possibilidade de ingerir mais açúcar, pois não se sabe quais ingredientes, no preparo dos pratos, levam açúcar ou não. Já em casa, a pessoa tende a ter mais controle, lógico, dos ingredientes e pode maneirar no uso do açúcar. Ah, e usem os ingredientes mais naturais possíveis, sempre!

Reduza o Fast Food

Fast food é uma festa de tudo o que não presta para o organismo: industrializados, açúcar, gorduras, corantes etc. Sim, os lanches são salgados, mas isso não significa que não contenham açúcar. Pão se faz com açúcar, molho também! Fora isso, sorvetes, refrigerantes e os sucos de caixinha contêm altos teores de açúcar. Tudo de pior!

acucar_mocinho_ou_vilao4

Esqueça o Refrigerante Já!

Quem deseja realmente ficar longe do açúcar precisa cortar o refrigerante de uma vez por todas. Já! Estudos indicam que o consumo de uma simples lata de refrigerante por dia, durante 30 dias, significa a ingestão de um quilo de açúcar por mês. Sim, e a versão zero é tão ruim quanto! O mesmo vale para sucos industrializados, que de naturais não tem nada e são ricos em conservantes, corantes e muito açúcar.

Tá com sede? Quer algo para acompanhar a refeição (não é recomendado comer e ingerir líquidos ao mesmo tempo!)? Tome um suco natural sem açúcar.

Cuidado com Alimentos Processados!

Alimentos processados, em conserva e industrializados são riquíssimos em açúcar, inclusive e principalmente, os salgados. O açúcar é muito utilizado como conservante de alimentos, então, quando a embalagem diz que é “livre de conservantes”, na maioria das vezes, ela é rica em açúcar, que é um conservante, mas é utilizado como um simples ingrediente da composição do produto.

Sobremesa? Vá de Frutas!

Nada substitui uma barra de chocolate, uma torta baba de moça ou potes de doce de leite. Nada. Mas, de modo geral, dá para fazer “milagres” com algumas frutas e enganar direitinho a vontade de comer doce. As frutas secas, principalmente as que contêm zinco, são ótimas nesse quesito, e as frutas frescas são deliciosas e, muitas, como a jaca, por exemplo, bem docinhas.

Frutas assadas com canela dão ótimas sobremesas, que suprem a “necessidade” de comer doce, não contêm açúcar e, de quebra, são pouco calóricas. Aposte nelas já!

Açúcar? Pare já!

Café, chá, suco, tudo isso leva açúcar e você precisa aprender a reduzir as colheradas! Há quem seja viciado em chás ou cafés e tome várias xícaras por dia. Isso, no fim de um dia, soma várias colheres de açúcar. O ideal é tomar o café, chá ou suco sem o açúcar, mas caso não consiga, reduza a quantidade pela metade, até reeducar o paladar.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!