Saúde

Alimentos Que Causam Prisão de Ventre

By  | 

Alguns alimentos, desses que as pessoas costumam consumir no dia a dia, são causadores de um mal que afeta cada vez mais pessoas: a prisão de ventre! O problema é grave e crescente, já que o ritmo acelerado de vida não permite que as pessoas façam refeições em casa, com alimentos saudáveis e ricos em fibras, as grandes responsáveis pelo bom funcionamento do intestino.

E que alimentos ruins são esses? Confiram abaixo!

Fast food

A vida cada vez mais corrida, sobretudo nas grandes cidades, leva ao consumo crescente de fast food, que geralmente são ricos em carboidratos simples, muito sódio, muita gordura saturada e trans, muitos corantes e muitos conservantes, o que pode causar muitos desequilíbrios orgânicos e alterar o funcionamento intestinal, gerando problemas como prisão de ventre, gases, má digestão e diarreia.

Não é fácil, sobretudo para quem faz as refeições fora de casa, encontrar opções saudáveis, já que o que mais tem por aí são lanchonetes e restaurantes cheios de pratos gordurosos, mas, mesmo para quem come fora é, sim, possível, em self-services e até em grandes redes de fast food, encontrar alimentos menos processados e, consequentemente, mais saudáveis e ricos em fibras, como saladas e grãos, que favorecem o funcionamento do intestino.

images

Refrigerantes  E Sucos Industrializados

Os refrigerantes são ricos em substâncias químicas, em sódio (sim!), em açúcar e outras substâncias que prejudicam o intestino e favorecem a proliferação de bactérias maléficas ao funcionamento intestinal.

Os sucos industrializados, daqueles de caixinha, também são ricos em açúcar, em corantes e conservantes que, por prejudicar o funcionamento intestinal, acabam favorecendo a constipação. E isso vale para as versões ditas “naturais”, por isso, o ideal é optar, sempre, por sucos de frutas naturais, como melancia, laranja e mamão,  feitos na hora, que ajudam no funcionamento intestinal.

De olho nas frutas!

As frutas são saudáveis, sim, mas algumas “prendem” o intestino e favorecem a prisão de ventre, como o caju, a goiaba e a banana prata. Outras, como o mamão, a laranja com o bagaço, a ameixa, a jaca e o abacate, por exemplo, aceleram o trânsito intestinal e podem ser consumidas sem problemas.

Lanches Gordurosos

As frituras, sobretudo os salgados que costuma-se comer durante o lanche, são vilões da prisão de ventre. O motivo? Eles são pobres em fibras e, além disso, ricos em gorduras trans e saturadas e em carboidratos simples, ou seja, além de não estimular o funcionamento do intestino, atrapalham. O ideal é que os lanches contenham ao menos um alimento rico em fibra, como pão integral, por exemplo, ou iogurte com aveia, que regula o funcionamento do intestino.

Doces e Chocolates

Os doces são ricos em açúcar, extremamente prejudiciais para as bactérias intestinais e se tiverem leite, como o chocolate ao leite e o doce de leite, por exemplo, são ainda piores, pois as proteínas do leite podem influenciar negativamente o funcionamento intestinal.

Para não passar vontade, invista nas frutas secas, como o damasco, que é saudável, pouco calórica e supre a vontade de comer doces!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!