O óleo de abacate é um óleo que vem sendo cada vez mais utilizado na indústria cosmética por conta dos inúmeros benefícios que proporciona para a pele e os cabelos.
O Que É Que Ele tem?
Trata-se de um óleo rico em lecitinas, fitoesterois, vitamina A, gorduras monoinsaturadas e um alto teor de vitamina E, que é um poderoso antioxidante.
A quantidade de vitamina E presente no óleo de abacate é mais que o dobro da quantidade presente no óleo de amêndoas doces e isso o torna altamente indicado para combater os radicais livres e diminuir os sinais do envelhecimento da pele.
Cuida da Saúde!
Por ser rico em beta-sitosterol, esse óleo possui propriedades bactericidas, cicatrizantes e anti-inflamatórias, o que o torna especialmente indicado para o tratamento de dermatites, queimaduras, acne e inflamações cutâneas.
O beta-sitosterol é também responsável por dezenas de outros benefícios para o organismo, podendo ajudar no tratamento da hipertrofia prostática benigna, bem como pode atuar na prevenção de doenças cardiovasculares, graças aos altos teores de ácido oléico que ele possui. O ácido oléico é um tipo de gordura monoinsaturada que ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol.
Ajuda na Cicatrização
Além disso, é muito utilizado no pós-cirúrgico para acelerar o processo de cicatrização e prevenir a formação de queloides e outras marcas na pele.
É Eficaz Para Evitar Estrias
Puro ou diluído, ele pode ser utilizado no tratamento de estrias, bem como no de rugas, pois estimula a síntese de colágeno, melhorando, assim, a firmeza, tônus e vitalidade da pele.
Trata o Cabelo
Um uso muito comum é em produtos capilares, pois ele amacia bastante o cabelo e estimula o couro cabeludo, podendo ser usado puro ou em máscaras caseiras para este fim específico.
Como é fonte de vitamina A, vitamina B1, vitamina B 12, Vitamina C, magnésio, cálcio, ferro e ácidos graxos, ele age evitando a desidratação dos fios e restaurando a estrutura dos fios, recuperando os cabelos ressecados e danificados e devolvendo-lhes a sedosidade, o brilho e a leveza.
A vitamina A, presente no abacate, torna os fios mais fortes, e isso ajuda no seu crescimento. Para quem tem cabelos finos, que são quase sempre bastante frágeis, o óleo de abacate é uma ótima pedida justamente pelo poder que possui de fortalecimento da fibra capilar.
SAIBA MAIS: Aprenda a usar o óleo de amêndoas na pele e no cabelo.
Cuida da Pele
Além de poder ser usado nas estrias e no cabelo, esse óleo também pode ser usado junto com cremes, loções e hidratantes para o rosto e para o corpo, e também como óleo de banho, garantindo a nutrição e a elasticidade da pele.
Na pele seca ele hidrata, na pele desvitalizada ele revitaliza e na pele escamosa ou rachada ele suaviza e amacia. Em todos os tipos de pele ele regenera e reestrutura profundamente a epiderme.
SAIBA MAIS: Truques para controlar a oleosidade da pele.
Protege dos Raios Solares
Como apresenta o maior grau de absorção dos raios ultravioleta dos óleos disponíveis no mercado, ele atua, ainda, como um potente filtro solar, e isso, por si só, já é um benefício e tanto!