A pele oleosa, que é predominante na população brasileira, pode ser um problema se não controlada, já que o excesso de brilho, de sebo e os transtornos causados por esses fatores podem atrapalhar – e muito – a vida das pessoas.
Os truques para lidar com esse tipo de pele são muitos e os mais importantes vocês podem conferir abaixo.
O Sabonete Certo
A pele precisar ser lavada ao menos duas vezes ao dia e o sabonete certo é indispensável para manter a oleosidade sob controle. Os sabonetes específicos para esse tipo de pele contêm ativos, como o enxofre, por exemplo, que controla a produção de sebo, evitando, assim, o brilho excessivo.
A Temperatura da Água
A água quente remove a oleosidade da pele, mas isso não é bom, pois estimula o organismo a produzir ainda mais sebo. Por isso, o ideal é lavar o rosto com água em temperatura ambiente.
Produtos Oil Free
Quem tem pele oleosa deve sempre optar por produtos oil free, sejam hidratantes, bases, protetor solar ou qualquer outro produto que entre em contato com a pele. Como são isentos de óleos, eles não deixam a pele oleosa e garantem a aparência sequinha por muito mais tempo.
Cuidado com a Franja
A oleosidade do couro cabeludo pode acabar “descendo” para o rosto, o que é mais provável de acontecer em quem tem franja ou algum corte em que os fios ficam em contato com o rosto diretamente. Melhor evitar!
De Olho no Make!
Se antes as opções eram poucas, hoje é possível encontrar uma grande quantidade de produtos de maquiagem específicas para peles oleosas e é neles que você deve apostar, já que evitam o aspecto brilhoso, seguram a oleosidade, deixam a pele “sequinha” e alguns até minimizam os poros. O primer é um importante aliado nesse quesito.
Não se pode esquecer de retirar toda a maquiagem antes de dormir, para que os poros não fiquem entupidos e dê origem a chamada acne cosmética.
Evite os Produtos Que Contenham Álcool
Quem tem pele oleosa costuma gostar da sensação de limpeza e refrescância proporcionada pelos produtos que contêm álcool e acreditam que eles são mais eficientes para remover o excesso de oleosidade, o que é um engano, já que o álcool provoca o famoso efeito rebote, onde a pele fica ainda mais oleosa do que antes.
Cuidado com o Ar Condicionado
Se engana quem pensa que o ressecamento causado pelo ar condicionado faz bem para a pele oleosa. O que acontece é que a pele desidrata e o que seria ressecamento se transforma, na verdade, em uma super produção de sebo, que é a forma que o organismo tem para tentar reduzir a perda hídrica.
Use Produtos Específicos Para o Seu Tipo de Pele
A pele oleosa pede cuidados específicos, já que tem necessidades específicas. Por isso, use produtos indicados para esse tipo de pele e isso inclui sabonete, tônico adstringente, hidratantes, séruns, filtro solar e maquiagens. Qualquer produto que entre em contato com a sua pele precisa ser oil free ou indicado para peles oleosas.