Bem-estar

Saiba como preparar uma deliciosa ceia de Natal que não engorda

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Natal chegando e muita comilança por vir. Mas calma lá! Nem tudo precisa ser gorduroso e cheio de calorias. Tem como fazer uma uma ceia de Natal leve, saudável, sem deixar de ser gostosa. E não pense você que quando se fala de uma ceia menos calórica, está se falando de uma ceia sem panetone ou comidas saborosas! Ninguém aqui precisa deixar de comemorar com prazer essa data tão especial. É só saber dosar as quantidades e fazer algumas trocas na hora de preparar a ceia.

Tem como elaborar uma jantinha com baixo valor calórico, menos gorduras e quase sem nada de açúcares. Além de hortaliças e frutas, inclua, também, cereais integrais. A farofa pode conter linhaça, por exemplo, que tem fibra a ajuda no funcionamento do intestino. Já os alimentos como arroz e batatas, podem ser orgânico, que além de serem mais saborosos, têm mais vitaminas e são bem mais saudáveis que os alimentos prontos.

Ter saladas, verduras e frutas na mesa dá a sensação de uma refeição rica em diferentes cores e, sem dúvida, sabores e nutrientes. São alternativas de baixo valor calórico, que contêm substâncias que protegem o corpo e não engordam. Saladas cruas possuem um alto teor de fibras, que ajudam o organismo a fazer uma limpeza e servem como antioxidantes. Outra vantagem é que as fibras atuam como uma “esponja” na absorção de gorduras, evitando seus efeitos no corpo.

ceia

Já nos pratos principais, inclua cereais integrais e azeite de oliva, que lubrifica o organismo e ajuda o intestino a funcionar melhor. Outra opção é trocar o arroz branco pelo arroz preto ou integral, ambos com vegetais picados. Já a farofa tradicional pode ser substituída por farofa de soja ou misturada com cereais, também.

Quanto mais você conseguir evitar alimentos como frituras, salgadinhos, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar), carnes gordurosas, inclusive o pernil, será melhor. Estas gorduras são prejudiciais à saúde e vão virar depósito de gordura no corpo. Além de serem porta de entrada para doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade.

A bebida pode ser substituída também. Uma ideia é trocar o suco normal por suco de uva orgânico, vinho tinto ou o vinho sem álcool. Troque o refrigerante por sucos de frutas naturais, chás gelados, água. As frutas podem virar sobremesas e ficam uma delícia misturadas com uma salada de fruta e com um pouco de guaraná. Castanhas, nozes, pistache, avelãs, amêndoas são excelentes opções para entradas e está liberada comer uma opção de cada. Além de saborosas, são altamente nutritivas e favorecem a diminuição do colesterol.

Escolha sempre os alimentos cozidos, assados e grelhados, em vez de fritos. Molhos à base de maionese podem ser trocados por molhos feitos com iogurte desnatado e mel ou mostarda. E abuse de temperos e ervas para temperar a comida. E o famoso panetone, que é a cara do Natal, pode ser uma opção light, sem adição de açúcar, sendo tão saboroso quanto! E se você quiser um doce, tem brownie sem glúten e lactose, que pode ser servido com sorvete light. Então, gostou da ceia mais gostosa e menos calórica? Então, encare essa delícia!

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