Carreira e Dinheiro

O Que Não Fazer Nas Entrevistas de Emprego?

By  | 

Entrevistas de emprego são, quase sempre, estressantes, por mais qualificado e competente que você seja.

Nesses casos só competência, qualificações e boas referências podem não ser o bastante, já que, se você não for estratégico e não souber como se portar nessa situação, a vaga pode passar para outro. É importante se vestir adequadamente, falar de forma correta, conhecer um pouco da história e objetivos da empresa e, sobretudo, mostrar o melhor de si.

Vejam abaixo o que jamais fazer em uma entrevista de emprego!

Nunca Use Roupas Inadequadas

Cada ambiente de trabalho requer um tipo específico de roupa e quem deseja trabalhar em uma determinada empresa precisa saber exatamente qual a vestimenta mais adequada. Cada empresa tem suas regras, mas, de forma geral, usem peças clássicas e discretas, porque, nesses casos, menos é sempre mais.

Cuidado Com as Gírias

Se expressar com clareza é fundamental, assim como é fundamental ser firme, convincente e objetivo. E, para conseguir isso, as gírias e os vícios de linguagem devem se manter de fora do vocabulário, pois não exprimem seriedade.

Entrevista-de-Emprego-Como-Se-Preparar-Para-A-Segunda-Fase-3

Não Se Atrase

A primeira impressão é a que fica e uma pessoa que se atrasa para um compromisso tão importante não é vista com bons olhos, já que pontualidade, que está muito relacionada com  o senso de responsabilidade,  é quesito essencial de um bom funcionário.

Se planeje, se organize e saia de casa bem antes do horário marcado, para evitar imprevistos como engarrafamentos, falta de estacionamento ou similares.

Não Minta

Informações falsas no currículo são fatais, porque quem está fazendo a entrevista sabe como identificar pontos falhos e possíveis mentiras. O melhor é ser honesto, colocar as qualificações e talentos que você realmente tenha e ser contratado por isso do que por qualificações que você  simplesmente não possui ou não domina, o que sempre traz problemas.

Informe-se!

É muito importante que você conheça a história, o funcionamento e os objetivos da empresa em que deseja trabalhar. Portanto, informe-se! Além disso, é preciso conhecer o mercado no qual a empresa atua e ter uma visão ampla do negócio.

Tranquilidade, Segurança e Objetividade são Essenciais!

Além de saber os motivos pelos quais você deseja trabalhar naquela empresa, é preciso saber demonstrar isso claramente. Deixe claro quais são os seus objetivos e projetos profissionais. Além disso, responder as perguntas de forma segura, objetiva e clara é básico, porque isso mostra, inclusive, como o futuro empregado reagirá em momentos de tensão, estresse e pressão intensa que, com certeza, virão.

Cuidado com as Críticas!

Muitas vezes o entrevistado critica a empresa na qual trabalhava anteriormente imaginando que assim está ganhando a simpatia do entrevistador. Nada mais errado, pois quem critica uma, critica todas e a impressão que dá é a de que, caso seja demitido ou saia da empresa, você fará o mesmo, repetindo o mesmo comportamento e isso ninguém quer. O ideal aqui é ter uma atitude mais positiva e altruísta, deixando claro que a empresa anterior foi uma fase importante de crescimento, mas que nesse momento você deseja outros desafios.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!