Carreira e Dinheiro

Dicas Para Quem Trabalha em Casa

By  | 

Trabalhar em casa pode ser uma benção, mas também um suplício. As facilidades são muitas, já que se pode trabalhar no horário que bem entender, se livrar do caos do trânsito e evitar as competições estressantes, mas também é preciso de doses extras de organização, disciplina, foco e planejamento.

Estabeleça Limites

A parte mais difícil de trabalhar em casa, quando você mora com os pais, por exemplo, é explicar para eles que, mesmo em casa, você tem horário de trabalho e um cronograma a cumprir.

Isso é muito, muito, muito importante, pois estatísticas comprovam que a maioria das pessoas que trabalha em casa é tachada de desocupada pelos familiares, que acham que a pessoa tem muito tempo livre e, por isso, pode ficar encarregado das mais diversas tarefas. Nesses casos, é preciso estabelecer limites claros, ou a produtividade será seriamente comprometida.

Tenha Um Local de Trabalho

Não é porque você trabalha em casa que vai trabalhar em qualquer lugar, não é mesmo?

Para manter uma rotina produtiva, você precisa ter um “canto de trabalho” em casa, onde possa trabalhar com privacidade e tranquilidade, e onde fique claro que ali é o seu local de trabalho e que, portanto, questões pessoais não entram ali.

trabalhar-em-casa

Nesse local devem estar disponíveis todas as suas ferramentas de trabalho, como computador, impressora, telefone e tudo o mais que você  possa precisar, para evitar ficar de vai e vem pela casa. Além disso, tenha uma mesa organizada, tenha armários e organizadores e mantenha tudo na mais perfeita ordem.

Estabeleça Horários

Essa é, talvez, a tarefa mais difícil para quem trabalha em casa: estabelecer um horário de trabalho! Das duas uma: ou a pessoa fica postergando as obrigações ou trabalha demais, o que também é ruim.

Estabeleça um horário para começar e um para terminar o trabalho, o horário em que você seja mais produtivo, para não acabar se perdendo no meio dos afazeres domésticos ou se distraindo com coisas desnecessárias, como televisão e internet, por exemplo.

E, estabelecendo seu horário, cumpra-o religiosamente, pois só assim o seu tempo rende e você consegue ter tempo para as outras áreas de sua vida.

Gerencie o Seu Tempo

Quando não se tem horário fixo para trabalhar, a tendência é se perder com o “excesso” de tempo, então, o ideal é não fazer pausas desnecessárias, estimular horário para tudo e manter o foco, senão é quase certo o desperdício ou mau aproveitamento de tempo.

Se aquele é o seu horário de trabalho, trabalhe. Não atenda telefonemas pessoais, não faça tarefas domésticas e não fique de papo com ninguém em casa.

Apesar disso, é importante fazer pequenas pausas,  até para não sobrecarregar a mente.  Assim, de hora em hora pare um pouco, respire, tome uma água, estique as pernas, tome um café ou algo similar. Isso ajuda a relaxar e aumenta a produtividade.

Um erro comum de quem trabalha em casa é se isolar, o que acaba trazendo problemas. Então, mantenha contato com os colegas, faça algum curso extra e fique perto de amigos e família.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!