Azul para tranquilidade, vermelho para paixão, rosa para o amor… Depois de passar por tantos Réveillons escolhendo a cor certa da roupa e da lingerie para atrair as melhores vibrações, é de se esperar que muita gente conheça a significado de cada uma delas. E se a simpatia funciona na virada do ano, porque não seria muito eficiente durante todos os outros dias, ajudando na decoração da sua casa?
Escolher sua cor preferida é muito difícil, já que o mercado está entregando cada vez mais opções que deixam qualquer pessoa de boca aberta! A boa notícia é que você não precisa escolher uma única cor: divirta-se com o catálogo de tons na sua loja de construção preferida e pense como cada uma delas combina com o que você quer sentir em cada cômodo da sua casa.
Muita gente opta pelo branco para os ambientes. Espalhar essa cor clássica por toda a casa é um acerto, já que ela combina com tudo e também ajuda a dar a sensação de que os cômodos são mais espaçosos. Com o branco, não há muitos problemas com decoração. Misturar diferentes estilos de móveis fica muito mais fácil. Você pode, por exemplo, ter uma sala de jantar toda em peças de madeira, e usar um espelho de estilo vitoriano apenas para quebrar a monotonia do ambiente.
Em ambientes que vão receber muitas pessoas, entre amigos e familiares, o ideal é ter um tom aconchegante, que mostre o quanto você fica feliz em estar com essa gente querida. Ressaltar a luminosidade também é bom, pois deixa o espaço com mais vida. Esse é o caso da sala de estar. Nela, tons acinzentados são bem-vindos, sejam eles com fundo azulado, esverdeado, amarronzado ou até amarelado.
Já o quarto é um cômodo totalmente pessoal. Ele tem que transmitir a sua identidade, ao mesmo tempo em que funciona como um refúgio para você. Como é também lá que você vai descansar, o ideal é não pesar a mão em tons muito abertos, como vermelho ou laranja. A regra aqui é escolher uma cor com a qual você se sinta confortável. Pintar uma parede de azul ou lilás vai dar um toque diferente ao espaço. Além disso, os tons claros vão fazer com que você relaxe e se sinta bem a cada noite de sono.
Como é necessário ter um equilíbrio por todos os cômodos, é possível brincar com os tons em todos os outros espaços. Na área de serviço, espaço que exige bastante disposição (afinal, dá muito trabalho deixar tudo limpinho!), o ideal é apostar nos tons cítricos, como amarelo, laranja e verde. Já no banheiro, lugar em que você quer relaxar e ficar cheirosinha para o mundo, o branco é uma boa escolha. Principalmente se combinada com elementos coloridos, como uma saboneteira rosa, copos floridos ou azulejos divertidos. O mesmo vale para a cozinha: que tal apostar em um tom neutro, e combinar com acessórios e eletrodomésticos cheios de cor e modernidade? Não é todo mundo que tem uma geladeira vermelha em casa!
Mas cuidado para não se empolgar nas cores e transformar a sua casa em um verdadeiro arco-íris. Segundo especialistas, uma cor deve predominar em pelo menos metade da casa, enquanto as outras funcionam apenas como toques de luz, trazendo um pouco de diversão e estilo a cada espaço. O ideal é escolher um tom neutro para isso, que não necessariamente precisa ser o branco: o bege, o gelo ou até variações bem claras de verde e azul funcionam!