Saúde

Mantenha a saúde no outono e chegue no inverno com toda a força!

By  | 

O inverno está chegando e dá pra perceber isso com muita clareza. As temperaturas vão caindo, as pessoas vão se agasalhando, as doenças típicas do frio vão chegando e… Opa! Doenças? Bem, contra essa parte ruim da estação todos já podem se defender desde já. No outono, é bom aproveitar para deixar o corpo mais forte para curtir as delícias do friozinho. Com algumas medidas simples, você garante saúde e vitalidade para o ano todo.

Uma das principais doenças do inverno é a gripe, e por isso cresce a procura por vacinas contra a doença nessa época. O que poucos sabem é que o corpo precisa de um tempo para assimilar o remédio e ‘ligar’ o sistema imunológico. Para que a vacina seja eficiente, o indicado é que ela seja injetada no corpo durante o outono, principalmente entre maio e abril.

Mas como prevenir é melhor que remediar, há várias atitudes simples que se pode tomar no dia a dia para manter qualquer doença longe do corpo. A primeira é manter bons hábitos como beber água e se alimentar bem. Além disso, manter os móveis, as roupas e os ambientes da casa bem higienizados faz com que as bactérias e outros microorganismos que maltratam a saúde durante o inverno e o outono fiquem bem longe de você e da sua família.

Nesse ponto, manter as roupas de cama, mesa e banho bem limpinhas ajuda e muito a afastar as alergias típicas das baixas temperaturas. Esses materiais, quando sujos ou guardados em ambientes úmidos e escuros, são o habitat ideal de fungos a ácaros. Toalhas molhadas e deixadas há muito tempo no banheiro também podem ser perigosas. Afinal, quanto mais tempo sem lavagem, maior o quantidade de bichinhos que se alojam em cada um desses produtos.

E não é só a casa que deve ser mantida limpa: lembre-se sempre que o seu corpo é seu bem mais precioso! As recomendações dos infectologistas e pneumologistas é que, durante o outono e o inverno, as narinas sejam lavadas ao menos uma vez por dia. O produto mais indicado para fazer essa higienização é o soro fisiológico, que promove uma verdadeira faxina por todo o seio maxilar. Essa medida ajuda a eliminar secreções, e também melhora as crises de asma e bronquite, além de prevenir o incômodo na garganta causado por faringite e amidalite.

As alergias ligadas ao sistema respiratório surgem principalmente por causa da baixa umidade do ar. Umidificando os ambientes com aparelhos específicos ou abusando de técnicas caseiras, como baldes de água pela casa é possível diminuir a incidência desses problemas. Quando estiver em um lugar muito quente, evite ir diretamente para a rua, onde as correntes de ar costumam ser mais frias. Dê um tempo na recepção do seu trabalho, por exemplo, deixe o corpo se acostumar e então saia para os seus compromissos.

Tem muita gente que é apaixonada pelo inverno, porque as pessoas ficam mais elegantes e as comidinhas são mais gostosas (e calóricas). Mas para aproveitar tudo o que a estação tem de melhor, nada mais correto do que garantir a saúde e disposição necessárias a partir do outono. Já está na hora de cuidar da sua imunidade!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!