Ao contrário do que se pensa, adulto precisa sim tomar vacina. Algumas são essenciais, outras nem tanto, mas é sempre importante estar com a vacinação em dias, e isso não tem idade. Confiram abaixo algumas vacinas que devem ser tomadas por adultos!
Vacina contra Pneumonia: Pneumo 23
O pneumococo, que é uma bactéria que pode levar ao aparecimento de várias doenças, inclusive a pneumonia, ataca indivíduos de todas as idades, embora seja mais frequente em quem já passou dos 60, por isso, sobretudo nessa fase, é essencial tomar essa vacina, bem como adultos com doenças crônicas.
A pneumonia, como se sabe, é uma inflamação nos pulmões que causa falta de ar, febre alta, catarro, tosse, dor no peite, dentre outras coisas, e se há um meio de não correr o risco de pegar uma doença dessas, é preciso se precaver!
Vacina Dupla Adulto: Para Difteria e Tétano
O tétano é causado por uma bactéria cujas toxinas comprometem os músculos, inclusive a musculatura respiratória, e geram espasmos involuntários. Por causa disso, é essencial que seja evitada e, quando não for possível, tratada rapidamente, já que pode causar paradas respiratórias, o que pode ser fatal. Já a difteria também é causada por bactéria, mas a forma de contrair a doença muda, já que se dá pelo contato com as secreções de pessoas que estão infectadas, causando febres, afetando o sistema respiratório e podendo gerar uma inflamação cardíaca.
Diante do exposto, é fato que vacinar é a melhor solução. Na infância essa vacina é ministrada em três doses, com intervalo de dois meses entre uma dose e outras. Mas, o que pouca gente sabe é que é preciso uma “dose reforço” a cada dez anos para manter o organismo protegido.
Vacina Tríplice Viral
A vacina tríplice viral evita três doenças: o sarampo, a rubéola e a caxumba.
O sarampo, que é causado por um vírus e transmitido por via respiratória, causa manchas avermelhadas pelo corpo, sendo que, atualmente, seu índice de mortalidade e transmissão é baixo. Contudo, os adultos devem tomar como medida de proteção para as crianças, já que o contágio e a transmissão são fáceis.
A rubéola também causa manchas avermelhadas na pele, mas aumenta os gânglios do pescoço e pode ser muito arriscado para gestantes, pois pode ocasionar a síndrome da rubéola congênita que causa inúmeros problemas para o feto, desde surdez até catarata, dentre muitas outras coisas.
A caxumba, por sua vez, é bem comum em crianças e costuma deixar o pescoço inchado. Sua transmissão é por via respiratória e quando acomete adultos pode ser perigosa, já que pode levar a quadros de encefalite, meningite e inflamação nos testículos, por exemplo.
Quem, quando criança, não tomou a vacina (em duas doses) , precisa tomar, assim como as mulheres que pretendem engravidar, sobretudo por causa da rubéola, que é bastante perigosa nessa fase.
As mulheres que querem engravidar devem tomar a vacina quando não foram imunizadas quando criança ou nunca tiveram a doença, e essa vacina deve ser ministrada cerca de um mês antes do início da gestação, o que só é possível em casos de gestação planejada.