Saúde

Alimentos que ajudam no pós-operatório!

By  | 

Fazer cirurgia plástica é o sonho de muitas mulheres. Seja para aumentar os seios, seja para diminuir a barriga, o procedimento sempre exige cuidados antes, durante e depois da cirurgia. A consulta do médico e a avaliação do profissional é fundamental para o resultado dar totalmente certo e seu corpo ficar bem. Apesar de toda a técnica usada nos melhores centros cirúrgicos, é preciso cuidar dos cortes depois da cirurgia. Ele causa, claro, uma lesão em diferentes camadas da pele e, por isso, a recuperação precisa de cuidados.

E na recuperação entra tudo: não exposição ao sol, sem usar roupas apertadas e cuidar da higiene e da limpeza da pele. Mas, além disso, a alimentação ajuda bastante na recuperação e na cicatrização dos cortes. Um dos alimentos mais indicados é a linhaça, que ajuda muito nesse processo. Isso porque ela é rica em vitaminas e proteínas, assim como o peixe sardinha. Esses dois alimentos podem ser ingeridos todos os dias, justamente porque conseguem aumentar a produção de células que recuperam o tecido que está danificado.

No processo pós operatório, o corpo precisa de nutrientes que atuem no processo de cicatrização. São nutrientes que evitam a coagulação do sangue, evitam uma ação inflamatória e ajudam a aumentar o número de células que auxiliam na formação da pele na área atingida. Vitamina K é a vitamina mais importante neste processo. Assim como proteínas magras e os aminoácidos, que ajudam na formação de um tecido novo.

pos-operatorio

Ferro e zinco são outros nutrientes que ajudam a dar resistência à pele que está supersensível depois da cirurgia. Quando você faz um processo operatório, para colocar silicone ou retirar gordura e esticar a pele, está destruindo muitas células, que precisam ser regeneradas, ou seja, reconstruídas. E neste caso, a alimentação é fundamental. Alimentos como carboidratos, proteínas magras e vitaminas, principalmente a vitamina K, são fundamentais para esse processo ocorrer da melhor forma possível.

Frutas, verduras, legumes, carnes brancas e vermelhas sem gordura e carboidratos integrais são os mais recomendados nesta fase de recuperação. Por outro lado, devem ser evitados os refrigerantes, frituras, alimentos pesados como feijoada e também café, chá verde e bebidas alcoólicas. Esses ingredientes todos não ajudam o pós- operatório e ainda podem servir como barreira na regeneração da pele danificada.

Brócolis, repolho e couve-flor são ótimos alimentos para as primeiras 48 horas depois da cirurgia. Eles ajudam a limpar as toxinas que restaram da anestesia, por exemplo. E também ajudam a amenizar a dor, caso ela apareça. Na mesma categoria estão as frutas vermelhas, que também atuam como antioxidantes, que vão expulsar todas as toxinas do corpo, através da urina e do suor. Frutas como o morango e a amora ajudam a evitar um possível processo inflamatório. Além disso, aumentam a circulação do sangue, impedindo que coágulos se formem.

Já o famoso ômega- 3, que é uma gordura boa para o corpo, pode ser encontrado nos peixes como atum e sardinha e também em sementes como a linhaça e a chia. Esse nutriente atua direto no processo de cicatrização, aumentando a formação de células.

1 Comment

  1. Conceição Fernandes

    at

    Queria deixar um aviso para todos que fazem cirurgias.
    Eu fiz uma cirurgia plástica e lembrei de fazer chá de Alcachofra (CUIDADO) eu ainda estou com os drenos, e comecei a sangra. O que já era só plasma, passou a ser sangue. Só me apercebi que tinha sido o chá no dia seguinte,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!