Saúde

Bom Humor Faz Bem Para A Saúde!

By  | 

Bom Humor e Longevidade

Sabe aquilo que o mundo todo já tinha certeza há tempos? Que o bom humor, o otimismo, a alegria e as risadas fazem bem para a saúde? Pois bem, agora é oficial, com comprovação de diversos estudos, realizados em vários centros de pesquisa do mundo!

Isso porque pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, que avaliou durante sete anos mais de 53 mil pessoas concluiu que o bom humor mantém as pessoas saudáveis e aumentam as chances de uma vida mais longa, além de plena e feliz. Testes realizados durante o estudo comprovaram que os participantes que possuíam bom humor apresentavam uma redução de, em média, 2 vezes no risco de morrer se comparado ao pacientes que, pela pontuação, possuíam um menor índice de bom humor.

Foram feitos três testes para avaliar o humor dos participantes com quesitos que relacionavam a capacidade de entender o humor, bem como, de pensar de forma bem humorada. Ressalte-se que, de acordo com os especialistas, o riso não é um indicativo de bom humor, embora possa melhorar o humor, e uma pessoa que demonstre ser séria pode ser mais bem humorada que a mais risonha das criaturas, já que o humor está relacionado com a forma de pensar e de encarar o mundo.

Estudos semelhantes já foram feitos anteriormente, com resultados similares, como uma pesquisa realizada com pacientes que sofriam de insuficiência renal crônica, onde constatou-se que os mais bem humorados tinham uma sobrevida maior que os outros.

dieta-bom-humor-02g

Otimismo e Risadas

Além do bom humor, outros estudos, como o realizado no Albert Eistein College of Medicine, nos EUA, sustentam que, para viver melhor, é preciso ser mais otimista e dar bastante risada. Isso porque, as pessoas mais velhas, aquelas que têm quase ou mais que 100 anos, são sempre, bem humoradas, risonhas e otimistas.

As conclusões aqui expostas vieram a partir do Longevity Genes Project, que foi uma pesquisa que avaliou 500 pessoas com idade acima de 95 anos através de um questionário de 98 pontos, que visava identificar traços semelhantes nos participantes. O resultado foi que, para a grande maioria dos participantes, entre homens e mulheres, as características mais marcantes e semelhantes eram o bom humor e o otimismo. Ter bom humor e esperar sempre o melhor é, como se vê, uma das chaves da longevidade.

Um estudo recente realizado na Universidade de Kentucky e de Yale, nos Estados Unidos, comprovaram que as pessoas mais otimistas tinham uma expectativa de vida maior, podendo viver até 10 anos a mais que as pessoas negativistas.

Além disso, estudo publicado no jornal da Associação Americana de Psicologia constatou que as pessoas mais velhas que são otimistas apresentam um declínio físico menor, bem como são mais saudáveis do que os idosos que não são otimistas.

Já que os estudos comprovam, o jeito é, mesmo que não se tenha essa característica, ser otimista, o que é plenamente possível através de terapias diversas, vivências com pessoas ou grupos de pessoas otimistas, ou mesmo através de tratamentos psicológicos. Os resultados a curto e a longo prazo são compensadores!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!