Certamente você já ouviu falar, em sua família ou entre amigos, de alguém que possui a doença celíaca. Trata-se de um problema causado pelo glúten, uma proteína grande, proveniente da junção de duas outras proteínas menores, a gliadina e a glutenina.
Ele está presente em diversos cereais muito conhecidos da população, tais como o trigo, a cevada, o malte, a aveia, o centeio, entre outros. Por esse motivo, todos os alimentos derivados desses cereais têm o glúten presente em sua composição.
Para que serve o glúten?
O glúten tem diferentes funções, dependendo de que alimento será produzido. No caso do pão, só para citar um exemplo, a presença dessa proteína na composição da farinha de trigo contribui com a função de promover a contenção dos gases dentro da massa do pão, aumentando o seu volume e impedindo que ele diminua de tamanho após o seu esfriamento.
Então, por que o glúten faz mal à saúde?
Ao contrário do que apregoam os modismos e dietas a que as pessoas têm recorrido, o glúten só faz mal aos indivíduos celíacos, ou seja, aqueles que possuem intolerância a essa proteína.
Isso acontece porque essas pessoas reagem de forma diferente de quem não possui a doença, durante o processo de ingestão do glúten. Nos celíacos, a presença da proteína no organismo causa a liberação da citosina, substância que atrofia e traz diversos danos à parede do intestino delgado. Assim, a ingestão de alimentos com glúten e a falta de acompanhamento médico para controle da dieta, em situações extremas, podem causar a morte do paciente.
Além dos danos ao intestino delgado, os celíacos também podem sofrer com problemas como a esterilidade, os atrasos no ciclo menstrual – no caso das mulheres, além de aftas frequentes.
Entre os sintomas mais comuns da doença celíaca, figura a diarreia crônica, ocasionada pelas inflamações no intestino delgado, que sofre para absorver nutrientes – caso do ferro, que contribui para a dificuldade de tratar as anemias.
A importância do acompanhamento médico…
Mesmo sabendo que o glúten faz mal à sua saúde, se você suspeita da presença da doença celíaca, não pare de ingerir a proteína sem consultar o seu médico. De acordo com os nutricionistas, essa decisão, que a princípio parece ser a mais certa, pode causar ainda mais complicações ao organismo do paciente.
Somente um profissional habilitado poderá diagnosticar a doença e lhe indicar o melhor tratamento, a partir de diversos exames, como a biópsia do intestino, que possibilitarão as respostas para o controle da doença celíaca, que não tem cura; bem como a dieta que deverá ser adotada, caso seja comprovado o problema.
Cuide sempre de sua saúde com a ajuda de um médico!