Quem nunca se sentiu mal por estar com mau hálito ou então se sentiu incomodado e constrangido de estar conversando com alguém e sentir aquele “bafo” indesejado de mau hálito?
Esse tipo de problema pode ter algumas possíveis causas comuns e causam problemas de autoestima em muitas pessoas.
Causas
Existem três principais causas para o mau hálito que podem ser: refeições espaçadas, dietas e medicamentos.
No caso das refeições espaçadas, podemos dizer que por ficar muito tempo de estômago vazio ocorre uma queda na taxa de açúcar no sangue. Sendo assim, para evitar que essa hipoglicemia ocorra em larga escala, o organismo começa a queimar gordura para preservar a glicose e manter a obtenção de energia necessária para a sobrevivência.
Já no caso das dietas, o que causa mau cheiro na boca é a ingestão em excesso de alimentos ricos em lipídios que são os famosos alimentos gordurosos, isso resulta em altos níveis de acidez, o que produz cheiro desagradável no hálito. Então, para evitar a halitose é importante evitar o consumo em exagero de guloseimas, carnes, queijos, alho, cebola, azeitona, ovos, alimentos condimentados, maionese, chocolate, leite, salame, presunto, mortadela, repolho, sardinha, alcachofra, couve-flor e brócolis.
Por fim, os medicamentos, em específico para emagrecimento, causam mudanças na composição e na quantidade da saliva causando até mesmo o acúmulo de bactérias no dorso da língua, o que forma uma camada amarelada conhecida como saburra lingual que é uma das causas mais freqüentes do mau hálito.
O stress também é um fator que interfere no mau hálito de acordo com algumas pesquisas realizadas.
Sabendo sobre esses três principais causadores do mau hálito é possível evitá-los e se prevenir contra esse desagradável problema.
Prevenção…
Dessa maneira, o interessante é ter hábitos saudáveis e dietas balanceadas, de preferência, sempre elaboradas por profissionais da área da saúde para assim evitar transtornos ao invés de atingir seus objetivos durante uma dieta, por exemplo.
Muitas pessoas, por algumas vezes, não percebem que tem mau hálito, ficando mais difícil assim para tratar o problema e desse jeito dependem de que alguém os diga para iniciar algum tipo de tratamento e tomar as devidas providências.
Lembre-se também de sempre cuidar muito bem da higienização de sua boca, pois isso também interfere e auxilia bastante para evitar esse tipo de problema.