Dieta

Na menopausa, saiba como evitar peso

By  | 

Independente da época da vida, a maioria das pessoas não se sentem confortáveis em ter aqueles quilinhos a mais. Contudo, sabemos que devido a chegada da idade, algumas alterações ocorrem em nosso organismo deixando nosso corpo mais propício a aumentar o peso mesmo que estejamos mantendo os mesmos hábitos alimentares, por exemplo.

No caso das mulheres, um desses fatores que influenciam bastante nessa mudança é a menopausa.

A menopausa

A menopausa que é designada pelo período fisiológico que se caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios, geralmente inicia-se entre 45 e 55 anos, sendo assim, para determinar que uma mulher esta na menopausa basta que esta apresente ausência de ciclo menstrual por mais de 1 ano.

No período da menopausa, após a realização de diversas pesquisas, foi realmente constatado que as mudanças hormonais causadas podem alterar a distribuição da gordura corporal, aumentando as chances de que ocorra um acúmulo dessa gordura na região do abdômen.

Sabemos que esse período pode também trazer não só esse desconforto dos quilinhos a mais, mas também problemas de saúde, como resistência a insulina e doenças cardiovasculares.

O que ocorre é que especificamente duas enzimas que trabalham para sintetizar e armazenar a gordura se torna mais ativa nas mulheres, após a menopausa. Isto é atribuído a queda nos níveis de estrogênio.

Sendo assim, de acordo com pesquisas, a queda no metabolismo leva as mulheres a ganharem em média 4 – 5 quilos na época da menopausa.

Mesmo com todas essas alterações em nosso corpo, é possível que o aumento de peso seja evitado. Para isso, é muito importante focar em uma dieta saudável e equilibrada de menor consumo diário de calorias juntamente com a prática de atividades físicas para assim, poder queimar mais calorias durante esse período do que consumi-las.

As terapias hormonais também podem ser boas aliadas, mas podem também ter alguns efeitos colaterais. Portanto, o ideal é sempre buscar o auxílio de um profissional da saúde, no caso um ginecologista, pois cada organismo pode responder de determinada maneira e esse profissional poderá auxiliar em qual solução será melhor para você.

Independente da reposição hormonal, uma dieta equilibrada com a prática de exercícios físicos não fará mal nenhum, pelo contrário, só trará benefícios à sua saúde e maior disposição em seu dia a dia.

Então, se você está na menopausa ou conhece alguém nesse período previna-se e cuide-se, pois não trata-se apenas de estética, mas sim de saúde.

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!