Saúde

Prato Colorido: Saúde Garantida!

By  | 

Colorir o prato com alimentos de todas as cores é a “ordem do dia”, pois todos eles trazem muitos benefícios para a saúde.

Os alimentos vermelhos, por exemplo, são fontes ricas de licopeno, um antioxidante poderosos que combate a ação dos radicais livres, o que protege o organismo de doenças cardíacas e, de quebra, evita o envelhecimento precoce. Além disso, estudos relacionam o consumo regular de alimentos ricos em licopeno, como o tomate e o morango, com menores riscos de alguns tipos de cânceres, como o de pulmão e o de próstata.

Mas não só de licopeno “vivem” os alimentos vermelhos, já que eles são, também, fontes ricas de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, ácido fólico e potássio, dentre outros.

Os alimentos de cor laranja são ricos em outro tipo de antioxidante, o betacaroteno, que ainda ajuda a manter o bronzeado. Além disso, ele melhora a saúde dos olhos, dos cabelos, das unhas, da pele e ainda previne infecções, já que é a substância que origina, no organismo, a vitamina A. Boas fontes de betacaroteno são a cenoura, o mamão, a abóbora e a manga.

Já os alimentos de tonalidade amarela, como o abacaxi e o maracujá, são excelentes para o sistema imune, pois o fortalece e protege, o que aumenta a resistência a doenças em geral.

reeducacaoalimentar

Fora isso, esses alimentos possuem substâncias antioxidantes que protegem o organismo como um todo, combatem os radicais livres e melhoram a resistência física e mental. A bromelina e o ácido málico encontrados em alimentos amarelos são importantes coadjuvantes no tratamento da prisão de ventre, dos males intestinais e ajudam, ainda, na digestão.

Os alimentos roxos (ou vinho), como a uva, a beterraba e o figo, por exemplo, são ricos em ácido elágico, uma substância que comprovadamente tem o poder de neutralizar as células e substâncias cancerígenas, além de retardar o envelhecimento.

Já os alimentos verdes, como o abacate e as folhas verdes, são muito nutritivos e possuem uma variedade enorme de substâncias essenciais ao nosso organismo, como o ferro, por exemplo, que fortalece o sangue e afasta o cansaço. Esses alimentos costumam conter, ainda, boas doses de fósforo, que é essencial para a saúde óssea.

A clorofila presente na composição desses alimentos desintoxica o organismo e inibe a ação dos radicais livres, o que protege o organismo como um todo e previne o envelhecimento. Como, via de regra, são ricos em fibras, regulam a função intestinal, evitam a prisão de ventre e garantem uma maior sensação de saciedade.

Alimentos de tonalidade terrosa, como os cereais integrais e as sementes oleaginosas são ricos em fibra, em carboidratos complexos, em vitamina E e em vitaminas do complexo B, garantindo maior saciedade, melhora da função intestinal e prevenção de doenças crônicas, além de possuírem ação antidepressiva e de combate a ansiedade.

Como cada “cor” oferece seus benefícios, o correto é encher o prato com alimentos de todas as cores, pois assim, tem-se a disposição os mais diversos nutrientes, o que garante o correto funcionamento e a saúde do organismo.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!