Bem-estar

Aprenda a Controlar a Ansiedade!

By  | 

A ansiedade causa sintomas difíceis de conviver, como angústia, apreensão, medo, insegurança e mal-estar. Existem medicamentos que tratam a ansiedade, mas existem também outras alternativas, como alimentos, chás e remédios naturais que também ajudam.

Vejam algumas dicas que ajudam – e muito – nesses casos!

Os Alimentos e Chás Certos

Alimentos ricos em triptofano, como o chocolate, são altamente indicados em casos de ansiedade, já que, como aminoácido precursor da serotonina, ele aumenta a sensação de bem estar, o que é uma boa arma contra ansiedade. Pode-se, ainda, utilizar cápsulas de triptofano. Mas, além do triptofano, outras substâncias, como glutamina e taurina, também ajudam, pois elas aumentam a disponibilidade do GABA, neurotransmissor que o organismo utiliza para controlar a ansiedade.

O consumo de frutas cítricas também é indicado, vez que a vitamina C reduz a secreção de cortisol, que é o tal do hormônio liberado em situações de estresse e ansiedade. Além disso, seu consumo proporciona maior bem estar. Outro alimento no qual vale apostar é o espinafre, que é rico em ácido fólico, vitamina tida como o antidepressivo natural, que combate a ansiedade. O chocolate, que é rico em flavonoides, também é indicado para controlar a ansiedade, pois favorece a produção de serotonina, o que eleva a sensação de prazer e garante melhora no humor e nos quadros de ansiedade. Os carboidratos, por outro lado, elevam o nível de açúcar no sangue e garantem mais energia e disposição, elevando o bem estar e afastando a ansiedade.

dicas-para-controlar-ansiedade

Além disso, pode-se e deve-se, fazer uso de chás, como a passiflora (também vendida em cápsulas) , a valeriana (comercializada em cápsulas com o nome Valerimed)  e a melissa, por exemplo, que são sedativos suaves e atuam como coadjuvantes no tratamento da ansiedade. Os fitoterápicos contendo os mesmos ativos dos chás também são bastante utilizados, com o benefício de serem eficazes e, ao mesmo tempo, não provocarem os efeitos colaterais que os remédios “de farmácia” causam.

Abaixo o Sedentarismo!

A atividade física é indispensável para quem deseja manter a ansiedade sob controle, já que ela turbina a produção de serotonina, causando bem estar e elevando a sensação de prazer. Qualquer tipo de exercício é bem vindo, mas os mais indicados são os praticados ao ar livre que ajudam, ainda, a combater o estresse.

O ideal é que a prática de atividades físicas seja constante e que ocorra ao menos três vezes por semana.

Controle o Estresse!

Controlar o estresse ajuda a combater e controlar a ansiedade. Para isso, lance mão de tudo o que estiver ao seu alcance, desde massagens relaxantes até música, reiki, acupuntura, pilates, ioga, meditação, caminhadas ao ar livre ou coisas do tipo.

Os florais podem, ainda, ser grandes aliados, bem como os remédios homeopáticos, que acalmam e centram, ajudando no maior controle do estado emocional. As técnicas respiratórias utilizadas na ioga também são de grande ajuda, pois elas comprovadamente relaxam e reduzem os estados de ansiedade.

Respire Direito!

Aprender a respirar, fazendo o controle da respiração, ajuda na redução das reações do sistema nervoso, o que proporciona relaxamento e, consequentemente, reduz a angústia causada pela ansiedade.

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!