Dieta

Evite exageros na hora de comer, cheirando frutas e legumes

By  | 

Quem nunca ouviu aquela famosa expressão que comemos com os olhos? Pois é, até somos bem influenciados ao visualizar determinados pratos de acordo com sua apresentação e acabamos nos sentindo rendidos a escolhe-los. Isso acontece bastante quando chegamos a um restaurante e nos deparamos com aqueles belos cardápios, com fotos exuberantes, principalmente na parte das sobremesas que só de ver a foto já sentimos água na boca.

O que mais engorda é não saber dosar a quantidade de alimentos que vamos ingerir durante as refeições, muitas vezes por aparentarem estar gostosos ou por “pena” em deixar sobrar algo, acabamos nos enfartando de comer sem sentir a real necessidade de nosso corpo.

Esses exageros podem acontecer em todos os pratos, mas nas sobremesas, aí sim, exageramos.

Pesquisas foram realizadas com homens e mulheres entre 18 e 50 anos, pela Universidade de Bourgogne, na França, para desvendar se através do aroma, nosso cérebro era capaz de nos influenciar no momento da escolha de nossos pratos, principalmente na escolha da sobremesa.

Essa pesquisa foi divulgada pela revista científica “Appetite”.

Dados da pesquisa

Durante a pesquisa, sem que os participantes tivessem conhecimento foram divididos em dois grupos. Um deles foi colocado em uma sala aromatizada com pêra e o outro em uma sala normal sem aromatizante nenhum.

Em seguida, foram todos os dois grupos convidados a escolher uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

Resultado: referente a escolha dos dois primeiros que foram a entrada e o prato principal não houve nenhuma diferença, já na escolha da sobremesa, aqueles que estavam na sala normal, sem aromatizante nenhum, preferiram em sua grande maioria o doce com chocolate, já os que haviam ficado na sala com aroma de pêra não, optaram por sobremesas mais saudáveis que tinham em sua composição frutas.

Isso mostra o quanto nosso cérebro é capaz de responder a certos estímulos involuntariamente e os resultados também mostram como nosso apetite pode ser modulado por estímulos inconscientes.

Concluindo…

Tudo que ingerimos em excesso faz mal. Então, aprenda a conhecer seu corpo e saber o quanto é necessário para você se sentir saciado sem extrapolar e sem passar fome. Dessa maneira haverá um equilíbrio e você poderá ter uma dieta saudável e manter seu corpo.
Bem, então, antes de fazer suas escolhas lembre-se de sentir e cheirar legumes e frutas para assim poder ter uma dieta mais saudável e equilibrada sem precisar de tanto sofrimento.

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!