Musculação

Hidratação melhora seu rendimento no treino

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A desidratação é um dos grandes problemas na atividade física, apesar de nosso corpo ser composto de 60% de água, ele quase não possui reservas hídricas que possam ser utilizadas sem consequência.

Com essa perda de líquido acontece uma diminuição do volume plasmático (parte líquida do sangue). Os batimentos cardíaco desloca consequentemente um menor volume de sangue, com isso ele é obrigado a bater mais rápido para irrigar de modo convencional os tecidos. Mas não conseguirá irrigar dessa maneira por muito tempo, e o fluxo sanguíneo nos músculos acaba sendo reduzido, o que traduz por uma menor entrada de oxigênio.  Os músculos ficarão asfixiados e apresentarão dificuldades metabólicas, a temperatura corporal irá aumentar, e tudo isso resultará em uma fadiga.

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DESIDRATAÇÃO = FADIGA MUSCULAR

Em teoria, o atleta deveria compensar suas perdas líquidas o mais disciplinantemente possível durante a atividade. Na prática raramente isso acontece. É relativamente fácil perder 1L de água durante uma atividade, mas é raro que um atleta beba mais de 0,5 L/h durante um esforço

HIDRATAÇÃO = MELHOR DESEMPENHO

Hidratação e Sódio

O suor além de água é rico em sódio, cuja perda deve ser compensada sobretudo pelos esportistas iniciantes, pois esse mineral é indispensável para o bom andamento da contração muscular. Pesquisas mostram que, quanto maior o nível de treinamento do atleta, menos o seu suor será rico em sódio. De qualquer modo essas perdas podem continuar sendo importantes. Nós eliminamos de 1 a 4g de sódio por litro de suor.

Ingerir apenas água não compensa a perda de sal que ocorre pelo suor e também pela urina, a água é uma solução hipotônica (apresenta concentração de íons de minerais com sódio, cloro e potássio inferior à do sangue). Uma bebida é denominada isotônica quando sua concentração de sódio encontra-se entre 290 e 300 mOsm/L (corresponde ao nível de sódio no plasma). Acima dessa concentração, a solução é denominada hipertônica.

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Quanto sódio ingerir?

Recomenda-se 1,7 a 2,9g de sal por litro na bebida energética. No entanto existe uma tolerância máxima para cada indivíduo, o sabor da bebida pode ficar muito desagradável. Um problema relacionado ao consumo excessivo de sódio durante a reidratação é que a eliminação de potássio pela urina é muito acelerada. Um excesso de sódio pode desidratar em vez de preveni-la, porque uma bebida muito hipertônica acelera a evacuação de líquido intracelular em direção ao plasma.

O que Beber?

As bebidas de reidratação propiciam múltiplos benefícios:

– Atuam contra a diminuição do volume sanguíneo;

– Combate a elevação da temperatura corporal;

– Fornecem combustível aos músculos;

– Retardam o aparecimento da fadiga.

Elas protegem o atleta contra a desidratação , e melhoram o seu desempenho.

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Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

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