O que não falta são pessoas indo á academia, ir fazer caminhadas, fazendo dietas para manter o corpo com saúde, mas, o problema é que a maioria de nós esquecemos de fazer exercícios para o nosso cérebro, a neuróbica é o que aborda esse temas e oferece práticas para manter a saúde e agilidade do nosso cérebro.
Com os avanços da neurociência várias descobertas foram feitas, descobertas que podem ser incorporadas no nosso dia-a-dia e se transforme em hábitos saudáveis, da mesma maneira que tratamos e fazemos manutenção do nosso físico e músculos também pode ser estimulada as células do nosso cérebro.
O exercícios de neuróbica tem o ganho de células cerebrais assim como ganhamos músculos ao fazer musculação, dependendo do tipo de exercício praticado pode estimular uma determinada área do cérebro e melhorar o seu desempenho.
Conheça os exercícios de neuróbica e os seus efeitos no cérebro e na mente:
- Os lobos frontais são responsáveis pelas nossas ações criativas e também de planejamento e atividades similares, para fazer com que essa área seja estimulada e exercitada escolha um local e escolha entre escrever ou desenhar uma história, quanto mais soltar a imaginação melhor será para desenvolver essa área.
- Desenvolva a percepção fazendo atividades que não use o sentido da visão, use os outros sentidos para aguçar essa habilidade perceptiva.
- Para exercitar o hemisfério esquerdo e deixar o seu raciocínio lógico mais potente faça visualizações mentais aliada com a imaginação, de preferência tente visualizar as imagens ao seu redor.
- Atividades dedicadas a memória usam quase todo o cérebro, para exercitar faça uma “retrospectiva mental” usando os 5 sentidos.
Nosso cérebro é mais potente do que pensamos, ele é um “carro que corre mais de 200 quilômetros por hora”, mas, em nosso cotidiano repetitivo e cheio de hábitos nós o usamos como uma “bicicleta”.