Dieta para o fortalecimento dos ossos

Depois de uma certa idade, principalmente nas mulheres na fase da menopausa, ocorre a diminuição de cálcio nos ossos, ocasionando em osteoporose, tornando os ossos porosos e fracos.

Uma dieta rica em cálcio, mineral essencial para a manutenção e formação dos ossos, auxilia e muito nessa fase.

Muito se escuta falar que esse mineral é encontrado somente no leite e seus derivados, porem encontramos também nos feijões, ervilhas secas, na soja e em grande quantidade nos vegetais verdes escuros como a couve, brócolis, espinafre, etc…

Algumas táticas devem ser seguidas para o aumento da absorção desse mineral, um consumo exagerado de proteínas presentes nas carnes e ovos pode interferir em sua absorção, nunca devemos ingerir esses alimentos em uma mesma refeição, sempre duas horas antes ou depois.

O álcool e a cafeína presente no café, chás e refrigerantes, estimulam a produção de urina e aceleram a perda de cálcio.

Os antiácidos que contêm alumínio e alguns medicamentos utilizados por um período muito longo podem provocar a excreção do cálcio.

Reduza o consumo de álcool, café, chá, refrigerantes, cigarro, levar uma vida sedentária e praticar exercícios com muito peso.

Para que o cálcio seja absorvido adequadamente, é necessária a ingestão de alimentos ricos em vitamina D, como peixe e gemas de ovo, alguns leites e cereais matinais costumam ser enriquecidos com vitamina D.

A luz solar também é fonte de Vitamina D, para a manutenção é importante a exposição de 10 a 15 minutos diários ao sol antes das 10h da manhã.

Embora o cálcio seja a principal matéria prima dos ossos, a carência de vitamina B12 também leva ao enfraquecimento dos ossos. Existem alguns fatores que contribuem para que ele fixe nos mesmos.

A vitamina B12 pode ser encontrada em carnes vermelhas, frango e peixe, e em menor quantidade nos laticínios, ela participa da formação dos glóbulos vermelhos e favorece a atividade muscular, dietas vegetarianas são pobres em vitamina B12, muitas vezes tendo que ser suplementadas por complexos vitamínicos.

É muito importante nessa fase o auxilio de um profissional, através de exames será possível detectar a verdadeira necessidade de ingestão diária de cálcio, vitamina D e Vitamina B12, conciliando é claro a uma atividade física apropriada.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>