in

Como Controlar a Oleosidade da Pele?

Mais da metade da população brasileira tem a pele oleosa, o que piora quando se leva em conta que este é um país tropical, o que favorece o “brilho” característico desse tipo de pele.

Brilho que pode ser tão intenso a ponto de causar constrangimentos. Mas não é só o brilho que causa problemas, mas sim, os poros dilatados, a aparência de pele suja, a maquiagem que não dura, os cosméticos, incluindo hidratantes e protetores solares, que parecem piorar o quadro e por aí vai.

Mas existem meios de melhorar essa oleosidade que, ressalte-se, não tem cura, já que é uma característica individual.

Poros Dilatados: O Que Fazer?

Quem tem pele oleosa tende a ter poros mais dilatados do que pessoas de pele seca ou normal porque eles funcionam como canais, que parecem funis, mais estreitos na base e mais largos na “frente”, que é por onde a oleosidade passa. Quando a limpeza da pele não é feita de maneira correta, quando o sebo, os resíduos ou as células mortas se acumulam ali, essa parte da “frente” dos poros acaba ficando mais à mostra, ou, como se costuma dizer, dilatada.

Captura de tela inteira 28042013 210415

As pessoas de pele morena e negra também tendem a ter poros mais dilatados, já que a sua pele tende também a ser mais oleosa.

A regra aqui é manter a pele limpa, lavando duas vezes ao dia, e esfoliada, para remover as células mortas e os resíduos.

Pele Limpa

Para manter a pele limpa é preciso escolher o sabonete certo, que é aquele que possui ativos específicos para tratar a pele oleosa, como o ácido salicílico e o enxofre, que regulam a produção de sebo, reduzem a produção das glândulas sebáceas, minimizam o brilho e a oleosidade, além de melhorar a aparência dos poros. Optem por sabonetes que deixem a pele seca, mas sem repuxar, pois se eles forem muito secativos e/ou abrasivos, tendem a render o famoso efeito rebote, gerando ainda mais oleosidade em seguida. É bom, ainda, evitar a água quente, que piora a oleosidade.

Esfoliar é Preciso!

Além de manter a pele limpa, é preciso que a esfoliação seja feita semanalmente, pois ela remove as células mortas que entopem os poros, assim como as impurezas que se depositam ali. O ideal é optar por esfoliantes pouco abrasivos, para refinar a pele  sem machucar. Os que possuem grânulos pequenos, mas em grandes quantidades, são os melhores.

Além disso, a escolha deve ser, sempre, por esfoliantes específicos para a área do rosto, já que os esfoliantes corporais costumam ter ativos que, além de remover os resíduos, hidratem e nutram a pele, como óleos ou manteigas vegetais, que podem piorar ainda mais a oleosidade do rosto.

Pode-se, ainda, lançar mão dos sabonetes esfoliantes, líquidos ou em barra, que costumam ter ativos como ácido salicílico, ácido glicólico e triclosano.

Todos esses cuidados vão amenizar o problema e mantê-lo sob controle, mas é preciso manter uma rotina de tratamento contínua, já que se o tratamento for interrompido, os poros voltam a ficar dilatados.

Quais as vantagens de usar o sérum?

Conheça todos os benefícios da acupuntura!