Beleza

Como Cuidar da Pele Negra?

By  | 

Diferenças Entre a Pele Negra e a Pele Branca

As dúvidas sobre os cuidados com a pele negra são muitas, já que, sim, são muitas as diferenças entre esse tipo de pele e a pele branca. A principal diferença da pele negra em relação à pele branca é a melanina,  substância responsável pela pigmentação (cor) da pele. A pele negra contém muito mais melanina e isso reduz a propensão aos tumores, já que essa substância protege a pele , funciona como uma espécie de “filtro solar” que atua na redução dos  efeitos nefastos dos raios ultravioleta.

Além dessa diferença, é uma característica da pele negra ter maior firmeza e resistência, o que significa que esse tipo de pele tem menos flacidez, celulite, rugas, marcas de expressão e, de quebra, envelheça mais lentamente.

Tem Que Usar Filtro Solar?

Contudo, vale lembrar que, apesar de ser negra e rica em melanina, isso não significa que se deve dispensar o uso do filtro solar. A pele negra também precisa de proteção solar, só que o fator de proteção é menor, em torno de 15.

image00119

Manchas, Acne e Oleosidade

Se, por um lado, a maior quantidade de melanina é um benefício e tanto, já que protege a pele, por outro é um problema, vez que torna mais fácil a pigmentação, o que significa que esse tipo de pele mancha com mais facilidade diante de qualquer “agressão”. Assim qualquer arranhão, queimadura ou coisa do tipo pode  manchar facilmente esse tipo de pele.

A pele negra tende, também, a ser mais oleosa e ter mais acne que a pele branca, além de foliculite e pelos encravados,  já que as glândulas sebáceas desse tipo de pele produzem uma maior quantidade de sebo e os pelos são “encaracolados”.  E isso é outro problema, já que a acne costuma deixar marcas difíceis, nesse caso, de tratar.

Dermatose Papulosa Nigra

Um problema que acomete bastante as pessoas de pele negra é a  chamada dermatose papulosa nigra que são lesões que se apresentam como pequenos pontos elevados, castanhos ou negros, que surgem no rosto. Esse é um problema que, supõe-se, tenha origem genética, já que acomete até 77% da população negra.

Cuidados Com A Pele negra

  • Higienize a pele duas vezes ao dia com sabonetes específicos para o seu tipo de pele.
  • A pele corporal tende a ser mais ressecada e apresentar regiões “esbranquiçadas”, por isso invista em bons hidratantes para evitar esse efeito.
  • Cuidado com o excesso de esfoliações corporais, que tendem a agredir mais ainda e deixar a pele ainda mais seca.
  • Muito cuidado antes de qualquer procedimento dermatológico ou cirúrgico, vez que o risco de desenvolvimento de manchas escuras é grande.
  • Peelings e laser devem ser utilizados com muita cautela. Os peelings devem ser sempre feitos por dermatologistas, para evitar problemas, muitas vezes, irreversíveis.
  •  Depilação a laser pode sim, ser feita, mas com equipamentos específicos para esse tipo de pele.
  • Cuidado com procedimentos agressivos, pois esse tipo de pele possui uma tendência maior de desenvolver queloides, que é um tipo de cicatrização esteticamente indesejada.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!