Bem-estar

Tratamentos Que Combatem a Insônia

By  | 

É fato comprovado que, aqui no Brasil, 69% da população, em média, sofrem de insônia ou problemas relacionados ao sono, como sono ruim, descanso insatisfatório e casos similares. A coisa é tão grave que, por aqui, os remédios para insônia lideraram por três anos consecutivos o índice dos mais consumidos.

Nesses casos, o ideal é procurar um médico pra avaliar as causas e sugerir os tratamentos possíveis, que podem sim incluir remédios,  mas existem tratamentos alternativos que são bons coadjuvantes na busco pelo sono tranquilo e reparador.

Acupuntura

De todas as técnicas orientais, a acupuntura é, sem sombra de dúvidas, a mais conhecida e aceita pela comunidade médica, tendo resultados comprovados em inúmeros trabalhos científicos relevantes ao redor do mundo.

Segundo as teorias desse método, o distúrbio orgânico decorre de desequilíbrios nos meridianos energéticos do corpo e, por isso, a acupuntura utiliza tipos específicos de agulhas para estimular esses meridianos e recuperar o equilíbrio energético.

A acupuntura é mais indicada quando a insônia está relacionada  ao estresse, a tensão e a desequilíbrios emocionais. São necessárias sessões semanais, em quantidade determinada pelo terapeuta  e, ao contrário do que se diz, não há dor nesse procedimento.

insonia1

Homeopatia

Aqui no Brasil a homeopatia é reconhecida como especialidade médica, e é uma técnica que sustenta que os sintomas emocionais fazem parte do conjunto sintomático da doença, sendo, por isso, importantes para a prescrição correta do tratamento.

Dessa forma, quando a insônia está relacionada a sintomas e problemas emocionais, a homeopatia é uma boa coadjuvante. Vale lembrar que o medicamento homeopático não é indicado para esta ou aquela doença, mas sim para esse ou aquele paciente, pois aqui trata-se a pessoa, não a doença.

Florais

A terapia floral, ao analisar o indivíduo como um todo, trabalha as causas do problema e não com os seus efeitos. Assim, é preciso identificar as causas da insônia, os fatores que desencadearam o problema e, aí sim, reequilibrar as emoções, revertendo o quadro.

Aqui, analisa-se a personalidade e o estado emocional do paciente, prescrevendo-se o floral para tratar isso, e, dessa forma, combater os sinais físicos dos problemas emocionais e/ou características pessoais.

Reflexologia

A reflexologia defende que os pés possuem pontos relacionados a cada região do corpo humano e que, por meio de massagens específicas nesses pontos, pode-se estimular o correto funcionamento dos órgãos e de todas as estruturas do corpo.

A reflexologia ajuda na liberação de toxinas acumuladas no organismo, o que provoca uma limpeza geral que  gera uma maior sensação de bem estar e relaxamento. Assim, quando a insônia está relacionada a dores no corpo, estresse, ansiedade, problemas emocionais ou dores de cabeça, essa técnica pode ser de grande valia para amenizar a situação.

Terapia Ortomolecular

A terapia ortomolecular visa o reequilíbrio químico do organismo através do consumo de minerais e vitaminas. Através dessa técnica, pode-se regular neurotransmissores relacionados ao bem estar ( dopamina e  serotonina, por exemplo) bem como certos hormônios, como o cortisol,  que é um agravante da insônia. Dessa forma, há o favorecimento do sono e, consequentemente, o afastamento da insônia.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!