Bem-estar

Tenha Mais Amigos e Seja Mais Feliz!

By  | 

Cantada em versos e prosas, a amizade é um bálsamo para  a alma, para a vida e também para a saúde. Os momentos mais importantes, mais marcantes, as maiores risadas, os maiores medos, os maiores traumas, as dúvidas, tudo isso é compartilhado com os amigos, a família escolhida, cujos laços, muitas vezes, são mais fortes que dá família “determinada”.

Que a amizade faz bem para a saúde mental, isso todo mundo sabe, já que ela ajuda, inclusive, a afastar a depressão, mas ter amigos também traz benefícios para a saúde física, sabiam?

Pesquisas realizadas, e não foram  poucas, constataram que quem tem mais laços de amizade tende a ter muito menos problemas de saúde. Já as pessoas solitárias são mais estressadas e têm problemas nas defesas do organismo. Outros estudos vão ainda mais longe e relacionam a solidão, que é, de certa forma, a ausência de amigos, com um maior risco de ter Alzheimer.

Além disso, é fato comprovado que quem tem amigos vive mais – e melhor! Pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA, sustentam que ter amigos aumenta em até 50% as chances de viver mais.

felicidade-e-a-certeza-q-nossa-vida-nao-esta-se-passando-inutilmente-erico-verissiompo

Sim, a interação social faz diferença e ajuda, ainda, a afastar a depressão, a ansiedade e a baixa autoestima. É que os amigos preenchem a vida, trazem entusiasmo, mostram novos ângulos para uma situação difícil e oferecem apoio. Os amigos não permitem que a solidão tome conta, que a pessoa se sinta desamparada no mundo, e isso é um bálsamo, um conforto para qualquer pessoa.

 E não é só, pois tendo amigos, as pessoas ficam mais otimistas. E, quanto mais gente otimista você tiver por perto, mais otimista, alegre e feliz será, pelo menos é o que atesta um estudo feito com cinco mil pessoas durante duas décadas pela Universidade de Califórnia e de Harvard, nos EUA.

O ser humano possui uma necessidade básica de compartilhar experiências, de viver em grupo, em bando e, para isso, nada melhor que os amigos, com quem se pode dividir experiências de todos os tipos, sejam elas boas ou ruins. Dividir os sentimentos ajuda, ainda, a liberar a mágoa e a raiva guardada, e ter o “colo” do outro faz um bem danado para a alma e para o coração.

Falando em coração, sabiam que ter amigos é essencial para a saúde cardíaca? Estudo realizado durante dez anos na Universidade Columbia, nos EUA, demonstrou que as emoções positivas oriundas dos vínculos afetivos tinham 22% a menos de chances de ter problemas cardíacos ou enfartar, por exemplo.

Além dos problemas cardíacos, as amizades livram as pessoas do tédio e do sedentarismo, o que, por via reflexiva, reduz o risco de obesidade e doenças relacionadas. Ter amigos que praticam atividades físicas é, ainda, um estímulo, já que as amizades influenciam as pessoas, então a probabilidade de sedentarismo reduz drasticamente.

E já que a amizade faz tão bem, por que você não procura cultivar as suas? Sim, amigos são como “plantas”, que precisam ser regadas e cuidadas com todo o carinho para florescer. Você, acredite, só tem a ganhar!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!