Beleza

Estresse e Poluição Envelhecem a Pele!

By  | 

O envelhecimento cutâneo ocorre de várias maneiras e são muitos os fatores que contribuem para isso, mas o estresse e a poluição estão entre os mais perigosos. O estresse afeta, de muitas formas, a pele, e um exemplo claro disso é a formação de rugas decorrentes do estresse. Sim, o estresse envelhece!

Existem basicamente dois tipos de envelhecimento, o envelhecimento intrínseco, que é o cronológico, o que é geneticamente determinado, e o extrínseco, que decorre de fatores externos, como o tabaco, a poluição e o estresse, dentre outros fatores.

Agora que vocês sabem como o corre o envelhecimento, vamos falar sobre a formação das rugas. As rugas surgem por causa da perda da elasticidade da pele, que é causada pela degradação do colágeno, sendo um evento multifatorial. E o que causa a degradação do colágeno? Várias coisas, como o uso do cigarro, o excesso de sol e também o estresse!

Assim, o estresse é tido como uma das causas extrínsecas para a degradação do colágeno, mas isso ainda não foi comprovado pela ciência, embora existam estudos indicadores.

envelhecimento

Essas rugas vão surgir, é claro, de acordo com o que for determinado pela genética, mas os fatores externos (extrínsecos) podem acelerar esse processo, que tende a ser mais comum na testa, perto dos olhos e ao redor dos lábios.

Outro fator que prejudica demais a pele é a poluição, já que os gases dos veículos, das indústrias e do cigarro, dentro outros, são tóxicos, e a pele absorve essas toxinas, o que altera a barreira de proteção cutânea. Algumas dessas substâncias vão além e alteram o metabolismo celular, o que gera o famoso estresse oxidativo, levando a degradação do colágeno, a destruição das fibras de sustentação da pele e acelerando o envelhecimento.

Além disso, a poluição leva ao acúmulo de pequenas partículas tóxicas na pele, o que obstrui os poros, aumenta a oleosidade, causa cravos e espinhas. Por isso é tão importante limpar bem a pele, para evitar a obstrução dos poros, e usar hidratantes com ativos que levem a renovação celular.

Cada pele pede um sabonete específico, e é preciso respeitar isso, além de remover toda a maquiagem antes de dormir, sempre com um tipo de produto específico para o seu tipo de pele.

Para tentar amenizar esse problema, o ideal é utilizar hidratantes que restaurem a barreira cutânea, com ativos como o ácido hialurônico, e proteger a pele com um bom filtro solar. Ácido retinoico de uso tópico, vitamina C, vitamina E e ativos antioxidantes também são boas apostas. O ácido hialurônico, quando utilizado topicamente, é um hidratante potente, que mantém a pele hidratada por longos períodos, enquanto que o ácido retinoico estimula síntese de colágeno e renova a pele. Já a vitamina C é antioxidante, ameniza manchas e estimula a formação de colágeno.

Na escolha do filtro solar, opte sempre pelos que contém ativos antioxidantes, pois esses ajudam a combater os radicais livres e mantém a pele ainda mais protegida, não só contra os raios solares mas também contra os fatores que causam o envelhecimento.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

1 Comment

  1. Pingback: Radiação UVA x UVB: Qual é a diferença? - Patricinha Esperta

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!