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Quais cereais ajudam na perda de peso?

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Ter uma alimentação saudável. Esta frase virou objetivo de vida de muitas mulheres que desejam, mais que um corpo em forma, uma vida mais tranquila, o organismo funcionando bem e a pele mais tonificada. Ter uma alimentação saudável hoje em dia passou de ser apenas por motivo estético, mas também pela saúde, pois o grau de doenças cardiovasculares, de intestino ou outros tipos, diminui muito quando você passa a comer alimentos saudáveis. Mas, entre tantas frutas, verduras, legumes e proteínas magras, estão os cereais integrais.

Vira e mexe esses cereais aparecem nas revistas, nas dietas das nutricionistas e na conversa da academia com o instrutor. Toda essa fama se deve à importância destes cereais na alimentação saudável. O que isso quer dizer? Eles são fundamentais para que a sua dieta seja saudável. Eles são ricos em fibras, melhoram o intestino, limpam o organismo, fazem bem para o coração, para os rins e para a pele. Os cereais integrais são ótimos para a saúde, e os benefícios não param por aí! Quando você consegue pelo menos duas colheres por dia destes cereais, está diminuindo o índice de açúcar do sangue, aumentando o colesterol bom e tendo menos fome durante o dia.

Isso porque as fibras demoram mais para serem digeridas e, assim, dão mais saciedade por mais tempo, evitando você de comer porcarias entre uma refeição e outra. Esses cerais têm na composição gorduras boas, as chamadas ômega 3 e ômega 6 que ajudam a eliminar as gorduras ruins, assim como muitas vitaminas, fontes de carboidratos e também proteínas. Eles atuam como verdadeiros antioxidantes, expulsando do organismo todos os resíduos e toxinas acumuladas, promovendo uma limpeza no organismo, além de desinchar o corpo e também reduzir medidas.

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Um dos cereais mais famosos e mais utilizados no país é a aveia em flocos. Ela pode ser consumida no café da manhã, com o corpo em jejum, misturada com iogurte. Esse cereal é rico em ferro e consegue amenizar as taxas de colesterol alto, pois tem uma fibra chamada de beta-glucana.

No dia a dia, uma das maneiras de incluir o cereal na alimentação é trocar o arroz branco pelo arroz integral, que contém uma grande quantidade de carboidrato bom, aquele que é cheio de fibras. Ajuda a regenerar as células do corpo e também melhora a aparência da pele. Pode ser consumido sempre no almoço. O ideal e o recomendado pelos nutricionistas são duas colheres por dia.

Já o centeio é encontrado em farinha e é uma ótima opção para colocar em pães e massas de bolo. Ele também é riquíssimo em fibras, mas também tem potássio na sua composição. Esse ingrediente é importante para não acumular tantos líquidos no organismo. Já o cálcio, também encontrado no centeio, consegue fortalecer os ossos e dentes.

No café da manhã, a granola é muito usada junto com porções de frutas e também com iogurtes. Ela é uma mistura de nozes, amêndoas, castanhas, frutas secas e cereais, que dão muita saciedade e também melhoram o funcionamento do intestino. A única questão que deve ser levada em conta quando consumir a granola, é que ela geralmente é mais calórica que os outros cereais. Então, o bom é consumir apenas uma colher por dia.

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