Abandonar maus hábitos não é fácil, independente de qual hábito seja. Pode ser o álcool, o cigarro, a comida ou qualquer outra coisa, o fato é que esses hábitos passam a fazer parte, efetivamente, do que a pessoa é, e abandonar uma parte do que se é nunca é uma tarefa simples. Sim, mesmo sendo ruim, o mau hábito com certeza proporciona um certo “conforto”, já que é algo conhecido, com o qual você já está acostumado.
Mas, abandoná-los é possível, de preferência com ajuda de profissionais especializados, mas algumas dicas podem ajudar. Confiram!
Queira Realmente Mudar
São muitas as pessoas que possuem maus hábitos e não mudam simplesmente porque não se comprometem consigo mesmas, não querem, de verdade, mudar. Quando isso acontece, nada vai ajudar, porque a pessoa vai se auto sabotar o tempo todo. Portanto, avalie o que é realmente importante para você, o quanto esse hábito tem sido destrutivo e se conscientize de que mudar é preciso.
Acredite: Você é Capaz!
Decidiu que é hora de mudar? Então é hora de acreditar em si mesmo, acreditar que você pode, que você é capaz de romper com o que vem causando tantos malefícios. Quem acredita que consegue vencer, conquistar ou superar tem muito mais chances de, realmente, conquistar seis objetivos.
Um Dia de Cada Vez
É importante, para evitar frustrações e desistências, estabelecer metas realistas e investir no “só por hoje”, pois para romper com o que quer que seja é preciso ir devagar, um passo de cada vez, e comemorar essa conquista diária. As mudanças menos bruscas têm muito mais chances de dar certo, pois não causam choques e facilitam a adequação aos novos hábitos.
Desistir Jamais!
É comum, ao encarar o vício, ter recaídas, mas isso deve ser encarado com naturalidade e não como uma “derrota”. Você teve uma recaída, mas isso não significa que é incapaz, que não vai conseguir, que é fraca. Insista e siga em frente, sempre!
Cuidado com as Tentações
Se você sabe que não resiste a uma pizza, evite ir a locais que tenham esse tipo de alimento. Se sabe que é difícil resistir a cerveja, vai fazer o que em um bar? É preciso conhecer os próprios limites, saber até onde você pode ir e, no início, se manter longe das tentações. Com o tempo torna-se mais fácil resistir e ter mais disciplina, mas isso é um processo de conquista diária.
Valorize Cada Conquista
Cada dia que você consegue vencer o vício deve ser celebrado, porque é uma conquista sua, uma conquista que vai te levar ao objetivo final, e isso é muito importante e precisa ser valorizado, até mesmo pra te fortalecer internamente e gerar mais firmeza de propósito, o que ajuda a manter o foco no resultado final.
Conte com a Ajuda dos Amigos e da Família
Quem quer se livrar de um hábito ruim precisa contar com o apoio das pessoas ao redor, sobretudo dos amigos e da família, até mesmo para evitar que eles, mesmo sem querer, o coloquem em contato com algo que represente uma “tentação”.