Bem-estar

Como Controlar a Ansiedade?

By  | 

A ansiedade tem muitas faces, mas, geralmente, se mostra através do medo, da insegurança, de um mal-estar sem motivo aparente e, sobretudo, pela apreensão constante, o que impede que a mente fique como deva ficar: tranquila e serena.

Existem medicamentos e técnicas que combatem esse mal, mas  algumas dicas, dessas simples, também podem ajudar. Confiram!

Pratique Uma Atividade Física

A atividade física é mesmo a “cura” para diversos males e pode ajudar bastante em casos de ansiedade, sobretudo nos graus mais leves.

Isso acontece porque ao praticar atividade física regularmente, o organismo passa a produzir mais serotonina, o que aumenta a sensação de bem-estar e de prazer.

O ideal é escolher uma atividade que te dê prazer, que você goste e que, preferencialmente, possa ser praticada ao ar livre. Uma caminhada, ao menos quatro vezes na semana, ou andar de bicicleta, ou, quem sabe, dançar, podem ser de grande ajuda, porque, além de melhorar a produção e os níveis de serotonina, alivia a tensão.

estressada

Consuma Alimentos Ricos Em Triptofano

Alimentos que são fontes de triptofano são muito indicados para pessoas ansiosas. O que acontece é que o triptofano é um aminoácido precursor da serotonina, que garante prazer e bem-estar. Assim, o consumo de banana ou de chocolate, por exemplo, ajuda muito. É por esse motivo, aliás, que uma mordiscada em um chocolate quando a ansiedade ataca é sempre bem-vinda e “acalma” a pessoa. Pode-se, ainda, optar pela suplementação de triptofano, preferencialmente em cápsulas, em conjunto com o magnésio e a vitamina B6.

Reduza o Estresse

Não tem como não ficar ansioso se o estresse é uma constante em sua vida. Assim, independente das causas que causam o estresse, é preciso eliminá-lo ou, na medida do possível, reduzi-lo. Terapias alternativas são boas formas de combater e minimizar o estresse, assim como sistemas como o reiki, a acupuntura e os florais de Bach, por exemplo. A meditação e a ioga também ajudam muito em casos de estresse, pois ajudam e ensinam a controlar a mente diante das situações do dia a dia.

Aprenda a Respirar

 A respiração é uma arma muito eficaz para minimizar as reações do sistema nervoso autônomo. Existem técnicas específicas, mas em casa mesmo pode-se lançar mãos de dicas para respirar melhor e colher os benefícios.

Chás e Sucos Calmantes

O uso de chás e sucos com propriedades calmantes é muito bem-vindo para pessoas ansiosas, pois eles possuem ativos que relaxam, acalmam e controlam a ansiedade. Bons exemplos são a passiflora, a erva doce, a valeriana e a lavanda, por exemplo.

Controle Seus Pensamentos

É muito difícil controlar os próprios pensamentos, porque eles “vêm do nada” mas é preciso aprender a fazer isso, porque pensamentos são armas, e, sobretudo quando são negativos, podem gerar quadros ainda piores de ansiedade. A meditação é um excelente meio para aprender a controlar os próprios pensamentos, mas independente da meditação, quando os pensamentos ruins vierem, de algo catastrófico vai acontecer, por exemplo, pare e avalie a situação com calma, analisando se existe ou não motivo para aquele pensamento ou sensação.

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!