Bem-estar

Controlando o Estresse Com 10 Dicas Fáceis de Seguir!

By  | 

O estresse é o mal do mundo moderno e não há como negar. São centenas de coisas para “dar conta” ao mesmo tempo, e isso desestrutura qualquer pessoa, causando danos para a saúde física e para a saúde mental, podendo gerar ansiedade, irritação, cansaço, perda de memória, tensão muscular e muitas outras coisas.

Por causa disso, é muito importante manter hábitos de vida saudáveis,  justamente para compensar esses desequilíbrios.

Assim, a alimentação assume papel primordial para evitar e combater o estresse, já que uma alimentação “tóxica”, sem o balanceamento necessário, é a porta de entrada de várias doenças.

Abaixo temos 10 dicas fáceis de seguir para mandar o estresse para bem longe!

estresse001

1- Tenha um hobby! Nem que seja por 10 minutos durante o dia, pare e faça algo que você gosta, como ouvir uma música, cantar, dançar, meditar, fazer Ioga, fazer palavras cruzadas, ler algum trecho de algum livro ou qualquer outra coisa que proporcione prazer. O importante é fazer algo que você goste e te “desvie” das obrigações habituais.

2- Use a aromaterapia a seu favor! A aromaterapia é uma excelente arma no combate ao estresse e conta com óleos essenciais que acalmam e relaxam, como o de lavanda, o de erva doce e o de camomila. Antes de dormir, experimente colocar duas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro ou nas têmporas e verá como o sono será mais tranquilo e restaurador.

3- Pratique uma atividade física! O ideal é que fosse uma atividade física ao ar livre, mas, mesmo que não seja, é preciso “mexer” o corpo para que a musculatura relaxe.

4- Contato com a natureza! Sempre que possível, fique em contato com a natureza. Frequente parques, cachoeiras ou locais com muito verde, que, comprovadamente, alivia o estresse.

5- Tenha um animal de estimação! Os animais de estimação são fonte de alegria e a interação com eles alivia o estresse.

6- Tenha uma lista de prioridades e faça apenas o que pode ser feito. Não, não há como abraçar o mundo porque você é uma pessoa só. Aceitar isso é essencial para uma vida com mais qualidade, menos estresse e mais bem-estar.

7- Evite o consumo de determinados alimentos! Alimentos ricos em cafeína, em gordura, em sal e em açúcar refinado podem piorar o estresse. Ao invés do café e chás ricos em cafeína, prefira os chás calmantes, como o de camomila, de erva doce e de capim santo. Opte sempre pelo açúcar demerara, reduza o sal e evite alimentos gordurosos, fast food e industrializados em geral.

8- Alimentos antioxidantes! Aumente o consumo de alimentos antioxidantes e invista nos alimentos ricos em selênio e vitamina E, como as nozes e castanhas, por exemplo.

9- Consuma diariamente alimentos ricos em magnésio, que relaxam a musculatura e melhoram os níveis de estresse. Castanhas, aveia e arroz integral são boas fontes de magnésio.

10- Alimentos ricos em vitamina B são boas formas de combater o estresse, pois melhoram a disposição e garantem o fornecimento necessário de energia. Por isso, consuma diariamente granola, levedo de cerveja ou arroz integral.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!