Bem-estar

Como cuidar de cada tecido da sua casa

By  | 

Tecidos estão por todos os lados da sua casa: cortinas, roupas, sofás, cama, mesa, banho e por aí vai! Na hora de preservar cada um deles, o assunto é bem longo. É bem comum surgirem várias dúvidas sobre cuidados e manutenção de toda linha têxtil da sua casa.

Claro que não há normas iguais e o melhor que se tem a fazer é ler as instruções de uso da marca. Afinal, assim como a tecnologia da beleza, que envolve cuidados com você, a tecnologia que envolve toda essa linha de tecidos também evoluiu. Os tecidos ficaram mais fáceis de serem cuidados, mais macios e mais bonitos. Mas também exigem mais cuidados na hora de lavar, limpar e cuidar.

Toda essa alta tecnologia foi pensada, com certeza, para agradar você e deixar a sua casa mais aconchegante e cheia de estilo. Antes de limpar qualquer tecido, a dica número um de quem entende do assunto é ler com muita atenção as instruções de limpeza que sempre aparecem na etiqueta. O algodão, por exemplo, é um dos mais confortáveis, mas pode encolher quando lavado com água quente. Por isso, para peças em algodão, sejam de roupas ou lençóis, prefira sempre água fria.

Já na hora de lavar tecidos como o linho, é necessário lavar a seco, para que ela não manche e nem encolha. Para lavar peças feitas com poliéster, a dica dos profissionais da área é sempre manter a água morna. Na secadora, é sempre retirar um pouco antes do ciclo encerrar. O bom é que as peças sejam secadas de forma natural, para não perder a fibra. E o tecido que mais dá trabalho é, sem dúvidas, a seda. Isso porque esse é um tecido mais delicado, que merece ser lavado a mão, já que a máquina pode manchar ou também esgaçar a peça.

tecidosMM

Roupas em seda são as mais delicadas, as mais finas e também as mais caras. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de lavar e secar. Essas peças jamais devem ir para a secadora, ok? O bom é enrolar a roupa ou a almofada em seda em uma toalha e espremer até sair toda a água. Aí sim, coloque para secar no sol ou na sombra. Na hora de passar, caso a peça estiver amassada, vale virá-la do avesso.

Bom, até aqui tudo certo. Mas e na hora de preservar os tecidos que estão na varanda, na sacada ou no jardim? Sim, porque o sofá, as mesas e as poltronas de lazer precisam, também, de cuidados especiais. A marca Döhler é uma das mais completas nesta categoria. Além de tecidos, eles têm cortinas, que também merecem atenção. Mas quando o assunto é tecido que vai ficar em uma área externa, a dica dos especialistas da marca é sempre escolher linhas apropriadas para vento, chuva e sol. Tecidos que são impermeáveis e que não umedecem e nem molham com o tempo lá fora.

A linha Waterblock, por exemplo, é uma destas opções. Caso contrário, você vai ter que trocar o tecido do sofá da sacada em pouco tempo, pois ele vai ficar molhado, pode ficar mofado e com manchas. A umidade, o vento, o calor e outras questões estragam tecidos de algodão, por exemplo. De acordo com a gerente de desenvolvimento de produtos Elisabeth Döhler, além de escolher um tecido apropriado para estas áreas, você precisa ter alguns cuidados especiais na hora de manter o sofá, cadeiras e poltronas lindas e confortáveis.

A primeira dica da especialista é aplicar os tecidos somente sobre espuma e madeira tratada com produtos que tenham resistência a fungos e bactérias. “Antes de forrar as almofadas, deixe uma área de escape de ar e umidade na parte inferior. A costura destas peças devem ser feitas com agulhas finas e com tecido de poliéster para manter a área bem protegida”, garante.

Rate this post

1 Comment

  1. Marcia

    at

    Gostei das dicas..

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!