Saúde

Como preparar o café perfeito?

By  | 

Um café fresquinho vai bem depois do almoço, no meio da tarde ou logo de manhã cedinho. O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil, e não é por nada: ele é gostoso, esquenta, espanta o sono e também ajuda na digestão. Mas não tem nada pior que pegar um café frio, ou sem sabor, com muita água ou gosto de queimado.

Nem sempre o café fica gostoso e, por isso, algumas dicas valem ouro na hora do preparo. É preciso ter um equilíbrio na dose e também na hora de colocar a água. A qualidade do café feito na hora depende também da qualidade dos grãos, se estão novos, da água se é fervida, do filtro que você usa e também do tempo em que espera o café ser passado. Tem como aprimorar o jeito de fazer café. Basta ter paciência e prática, assim como outras bebidas ou alimentos na cozinha.

Além disso, escolher a água certa ajuda na hora do preparo, então sempre prefira água filtrada. Ela é isenta de sabor e também é mais segura para a saúde. A água que vem direto da torneira pode alterar o sabor do café, sabia? Por isso, sempre escolha pela água filtrada ou mineral, comprada no mercado. Quando se trata de um bom café, significa que os grãos utilizados no preparo devem ser frescos e com boa qualidade. Isso interfere diretamente no sabor e no aroma da bebida.

cafe-perfeito

Nesta questão, sempre escolha por grãos torrados e moídos na hora do preparo. O cheiro do seu café vai causar inveja a qualquer pessoa que estiver por perto. Além do cheiro gostoso, o gostinho do café com grãos moídos na hora é incrível e bem mais saboroso. Já os cafés preparados com o pó, também são bons e ficam gostosos. Mas, na hora de guardar o pó de café, escolha um lugar seco, longe da umidade e do calor, de preferência em um frasco mais escuro e que não tenha contato com outros ingredientes da cozinha. Assim o aroma e o gosto permanecerão intactos.

Nada de açúcar. Esta é a regra dos maiores especialistas em café no mundo todo. O café bom deve ser consumido de forma pura, sem adoçantes ou açúcares. Isso porque esses ingredientes vão mudar totalmente o sabor do cafezinho. Além disso, eles engordam e não atuam à favor da saúde. O café mais saboroso deve ser consumido sem nada e no momento do preparo. Os especialistas também dizem que deixar o café na garrafa térmica muda o sabor e a qualidade da bebida.

E para não exagerar na dose, nutricionistas indicam o consumo de até duas xícaras pequenas de café por dia. Ele ajuda mesmo na digestão, melhora a circulação, aumenta a temperatura do corpo, fazendo com que o organismo queime mais calorias. Assim, ajuda na perda de peso, também. Falando em medida, o café no ponto, sempre deve ter no máximo 50 ml de água, que não deve estar fervendo totalmente, e 7 gramas de café. Com todas estas dicas, seu café ficará muito mais gostoso. Que tal um cafezinho agora, hein?

Rate this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!