Bem-estar

Exercite a Mente Já!

By  | 

Ter uma mente “tinindo” não é privilégio dos gênios. Ao contrário, ela pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, em qualquer idade,  desde que exercitada. Tal qual uma máquina, a mente também “enferruja” com o tempo, o que resulta em raciocínio mais lento e memória comprometida.

Alimente Sua Criatividade!

O primeiro passo para manter a mente funcionando a todo vapor é reaprender a ser curioso, a querer descobrir as coisas, investigar, buscar e questionar. É preciso alimentar a criatividade de todas as formas possíveis e, para isso, é preciso ver mais, ler mais, conversar mais, conhecer mais e sentir mais.

Assim, conhecendo coisas diversas, é possível fazer links, estabelecer relações entre assuntos diferentes e, consequentemente, aumentar a capacidade de raciocínio.

Conviva Com Pessoas Diferentes!

É muito importante, para manter a mente ativa, conviver com pessoas diferentes, que pensem de forma diferente de você. Mais que isso, é importante saber conviver com pessoas diferentes e ouvir opiniões diferentes,  tendo, assim, a oportunidade de crescer e aprender a ver as coisas de maneira, justamente, diferente.

cerebro

Viajar para locais com culturas diferentes da sua também faz um bem danado – para alma e para o cérebro! É que entrar em contato com outras formas de ver e viver abre um leque de opções que sequer sabíamos existir.

Descubra Novos Talentos!

Você sempre foi adepta dos números, sempre foi a super executiva ou a médica perfeita? Que tal tentar, como hobby,  a dança, a pintura, o teatro ou qualquer outra coisa completamente diferente do que está habituada? Não acha que tem talento? Será mesmo? Você já tentou? Tentar descobrir novas aptidões e fazer coisas novas ajuda a aguçar os sentidos.

Corpo são, mente sã!

Para ter a mente sã e funcionando a todo vapor é preciso manter o corpo igualmente ativo. Caminhe, corra, nade ou faça qualquer outra coisa que garanta mais energia e mais disposição.

Além de garantir mais energia, a atividade física aumenta a produção de substâncias que ajudam  no trabalho dos neurônios.

Ponha a mente para funcionar!

Para manter a mente tinindo é preciso fazer o cérebro funcionar e, para isso, os jogos, por exemplo, são muito importantes. Por isso, invista em quebra cabeças, caça palavras e palavras cruzadas, que melhoram o raciocínio e a memória.

Ler é outra ferramenta fenomenal para estimular a mente. Não importa se são livros, revistas ou blogs, o importante é que a leitura comece a fazer parte da sua vida diária.

Vida Saudável

Ter uma vida saudável, o que inclui exercícios físicos regulares e uma alimentação equilibrada, ajuda a manter o cérebro a todo vapor. Já os alimentos gordurosos, o álcool e o fumo descompensam a circulação cerebral e deixam o raciocínio mais lento, o que não é nada bom!

É importante, também, dormir bem, o tempo necessário para que o corpo e a mente se recupere. Parece besteira, mas uma boa noite de sono garante a energia cerebral.

E, se você é uma pessoa que gosta de rotina, mude os hábitos! Viver no “piloto automático” é um balde de água fria para o raciocínio!

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!